Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL DAS CRIANÇAS QUE VIVEM EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho trata sobre o direito de toda criança à escola, mais precisamente à educação infantil, principalmente as crianças em situação de vulnerabilidade social pertencentes às camadas populares. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi refletir a importância do acesso ao Centro de Educação Infantil, principalmente as que vivem em situação de vulnerabilidade social, bem como se a participação e aprendizagem estão sendo asseguradas, tendo em vista as políticas públicas. Como perguntas de pesquisa, foram elaboradas as seguintes questões: Como a educação infantil pública consegue garantir o direito de todas as crianças, inclusive as que se encontram em situação de vulnerabilidade social? A escola tem sido um refúgio para crianças em vulnerabilidade social? A partir dessas questões procurou-se viabilizar uma melhor compreensão de como ocorre o acesso das crianças na educação infantil nos Centros de Educação Infantil na cidade de Sobral- CE e a visão dos docentes e outros profissionais sobre o tema. Usou-se da metodologia da observação em um Centro de Educação Infantil (CEI) do município de Sobral-Ceará por meio de um estágio, onde observou-se que o número de famílias que precisam de assistência ainda é uma quantidade significativa. Apesar de existir uma rede de apoio, as assistências sociais não conseguem contabilizar todas as famílias. Como suporte teórico, houve um diálogo com os referentes autores: Ramos (2001), Priore (2001), Freitas (2003), Rizzini (2004), Veiga (2005), Cardoso (2020), Machado (2021), dentre outros. A partir dos resultados obtidos, foi possível compreender que as crianças estão frequentando a escola e chegou-se à conclusão que ainda existe uma demanda muito grande que precisa de assistência dentro das instituições de ensino na qual, infelizmente, não é suficiente para suprir todas as necessidades dos respectivos alunos. Em suma, concluiu-se com este estudo que, embora as crianças pobres estejam incluídas no sistema educacional, se faz necessário discutir sobre os limites de atuação do professor na busca por alternativas para amenizar os traumas dos alunos que vivenciam situações de pobreza e extrema pobreza, oferecendo um suporte de atenção maior, para que no futuro, essas crianças obtenham sucesso no rendimento escolar, a fim de evitar problemas maiores como a evasão escolar, depressão, ansiedade e fazer com que tenham a oportunidade de desfrutar um caminho mais digno para as suas vidas via estudos.

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