Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO CAMPUS VERDE NA RÁDIO IFRN: DISSEMINANDO SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DA EDUCOMUNICAÇÃO AMBIENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99073
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5834
    "inscrito_id" => 18885
    "titulo" => "PROJETO CAMPUS VERDE NA RÁDIO IFRN: DISSEMINANDO SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DA EDUCOMUNICAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "O IFRN, através de sua política institucional e do projeto Campus Verde, agrega a sustentabilidade ambiental como um de seus pilares, fazendo com que as boas práticas ambientais venham sendo implementadas em seus Campi. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a importância da educação ambiental no cotidiano de escolar através do lançamento do programa “Campus Verde na Rádio”, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus São Paulo do Potengi. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica seguida da escolha de temáticas a serem trabalhadas no decorrer do projeto, elaboração de roteiros para execução de programas quinzenais, com discussões acerca das temáticas ambientais de cunho reflexivo e/ou informativo. Ao final de cada semestre letivo, foram aplicados um total de 155 questionários de percepção da comunidade sobre as ações realizadas do projeto referente ao ano de 2022. 86% dos alunos do curso integrado em Meio Ambiente afirmaram conhecer o projeto, seguido de 70% e 85,7% dos alunos de edificações e informática. Houve um sentimento de satisfação, pois quase a totalidade de respondentes afirmaram a relevância do programa como ferramenta de educação ambiental. O Campus Verde na Rádio realizou, ao todo, 11 episódios entre os meses de junho e novembro de 2022. Entre as temáticas citadas como mais importantes, o episódio “O que é o Campus Verde” e “Racismo Ambiental” foram um dos mais citados. 68% dos respondentes demonstraram interesse em ouvir os episódios do programa em podcast. Assim, foi lançado os spots do programa durante evento da III Expotec do Campus, nas plataformas digitais. Com o compartilhamento de informações sobre as ações do projeto bem como a realização de debates que instiguem os ouvintes a repensarem suas ações, o programa visa contribuir para construção de cidadãos mais conscientes em busca de uma sociedade sustentável e igualitária."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18885_TB5834_20062023151619.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABÍOLA DA COSTA CATOMBÉ DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "FABÍOLA"
    "autor_email" => "fabiola.dantas@ifrn.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99073
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5834
    "inscrito_id" => 18885
    "titulo" => "PROJETO CAMPUS VERDE NA RÁDIO IFRN: DISSEMINANDO SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DA EDUCOMUNICAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "O IFRN, através de sua política institucional e do projeto Campus Verde, agrega a sustentabilidade ambiental como um de seus pilares, fazendo com que as boas práticas ambientais venham sendo implementadas em seus Campi. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a importância da educação ambiental no cotidiano de escolar através do lançamento do programa “Campus Verde na Rádio”, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus São Paulo do Potengi. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica seguida da escolha de temáticas a serem trabalhadas no decorrer do projeto, elaboração de roteiros para execução de programas quinzenais, com discussões acerca das temáticas ambientais de cunho reflexivo e/ou informativo. Ao final de cada semestre letivo, foram aplicados um total de 155 questionários de percepção da comunidade sobre as ações realizadas do projeto referente ao ano de 2022. 86% dos alunos do curso integrado em Meio Ambiente afirmaram conhecer o projeto, seguido de 70% e 85,7% dos alunos de edificações e informática. Houve um sentimento de satisfação, pois quase a totalidade de respondentes afirmaram a relevância do programa como ferramenta de educação ambiental. O Campus Verde na Rádio realizou, ao todo, 11 episódios entre os meses de junho e novembro de 2022. Entre as temáticas citadas como mais importantes, o episódio “O que é o Campus Verde” e “Racismo Ambiental” foram um dos mais citados. 68% dos respondentes demonstraram interesse em ouvir os episódios do programa em podcast. Assim, foi lançado os spots do programa durante evento da III Expotec do Campus, nas plataformas digitais. Com o compartilhamento de informações sobre as ações do projeto bem como a realização de debates que instiguem os ouvintes a repensarem suas ações, o programa visa contribuir para construção de cidadãos mais conscientes em busca de uma sociedade sustentável e igualitária."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18885_TB5834_20062023151619.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABÍOLA DA COSTA CATOMBÉ DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "FABÍOLA"
    "autor_email" => "fabiola.dantas@ifrn.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O IFRN, através de sua política institucional e do projeto Campus Verde, agrega a sustentabilidade ambiental como um de seus pilares, fazendo com que as boas práticas ambientais venham sendo implementadas em seus Campi. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a importância da educação ambiental no cotidiano de escolar através do lançamento do programa “Campus Verde na Rádio”, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus São Paulo do Potengi. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica seguida da escolha de temáticas a serem trabalhadas no decorrer do projeto, elaboração de roteiros para execução de programas quinzenais, com discussões acerca das temáticas ambientais de cunho reflexivo e/ou informativo. Ao final de cada semestre letivo, foram aplicados um total de 155 questionários de percepção da comunidade sobre as ações realizadas do projeto referente ao ano de 2022. 86% dos alunos do curso integrado em Meio Ambiente afirmaram conhecer o projeto, seguido de 70% e 85,7% dos alunos de edificações e informática. Houve um sentimento de satisfação, pois quase a totalidade de respondentes afirmaram a relevância do programa como ferramenta de educação ambiental. O Campus Verde na Rádio realizou, ao todo, 11 episódios entre os meses de junho e novembro de 2022. Entre as temáticas citadas como mais importantes, o episódio “O que é o Campus Verde” e “Racismo Ambiental” foram um dos mais citados. 68% dos respondentes demonstraram interesse em ouvir os episódios do programa em podcast. Assim, foi lançado os spots do programa durante evento da III Expotec do Campus, nas plataformas digitais. Com o compartilhamento de informações sobre as ações do projeto bem como a realização de debates que instiguem os ouvintes a repensarem suas ações, o programa visa contribuir para construção de cidadãos mais conscientes em busca de uma sociedade sustentável e igualitária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.