A Química é uma disciplina fundamental no currículo do Ensino Médio, com grande relevância no mundo atual. No entanto, é comum encontrar estudantes que enfrentam dificuldades em compreender os conteúdos apresentados em sala de aula, entre elas a Química Orgânica. Nesse contexto, a teoria da aprendizagem pelo erro tem se destacado como uma alternativa para melhorar o desempenho dos estudantes em Química. Com base nessa teoria, o presente trabalho tem como objetivo analisar a aplicação da aprendizagem pelo erro no ensino de Química Orgânica no ensino médio, por meio de um quiz com questões inspiradas no Enem. A escolha desse tema se justifica pela necessidade de buscar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes em Química Orgânica e pela relevância do Enem como uma forma de avaliar a aprendizagem dos estudantes. O objetivo do trabalho é de contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas dos professores de Química, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de estratégias de ensino mais focada na metodologia da aprendizagem pelo erro e da teoria da aprendizagem significativa. a questão de pesquisa que orienta este trabalho é: como a aplicação da teoria da aprendizagem pelo erro, por meio de um quiz com questões inspiradas no Enem, pode contribuir para a melhoria da aprendizagem em Química Orgânica no ensino médio? Espera-se que com o quiz os estudantes possam avaliar quais fatores fazem surgir o erro e utilizar esse processo para a aprendizagem.