Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMERSÃO DA CAPOEIRA EM IBIMIRIM-PE ATRAVÉS DA OPERAÇÃO INVERNO 2023 DO PROJETO DE EXTENSÃO UFPE NO MEU QUINTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98039
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4509
    "inscrito_id" => 4997
    "titulo" => "IMERSÃO DA CAPOEIRA EM IBIMIRIM-PE ATRAVÉS DA OPERAÇÃO INVERNO 2023 DO PROJETO DE EXTENSÃO UFPE NO MEU QUINTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O projeto de extensão universitária "UFPE no meu quintal" promove oficinas em cidades do sertão nordestino, levando educação popular para regiões afastadas da capital. Uma dessas oficinas é sobre capoeira, ministrada por estudantes de licenciatura em Educação Física. O objetivo é divulgar e demonstrar a importância de levar projetos educacionais para uma população carente, onde é difícil o acesso a informações e promover uma melhor qualidade de vida aos participantes, a ação extensionista contribui ao processo de formação inicial dos estudantes de diversas graduações que organizam o evento possibilitando interdisciplinaridade entre diversos cursos. O presente trabalho, trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, este estudo surgiu da iniciativa de partilhar as abordagens metodológicas realizadas na cidade de Ibimirim-PE através do projeto UFPE no meu quintal. Buscando propiciar uma intervenção da capoeira no eixo cultural, mas de cunho pedagógico na linha da educação popular; esclarecer a historicidade do tema proposto e as influências que existem em nossas vidas, correlacionando com a vida cotidiana; desmistificar a capoeira e promover estímulos positivos para as condições psicomotoras dos indivíduos; e ainda estimular a concentração e coordenação motora dos participantes; promover estímulos positivos para as condições psicomotoras dos indivíduos; trabalhar a socialização e interação dos mesmos através da vivência capoeiristica. A presente experiência vivenciada nos proporcionou analisar que a capoeira mostra-se como uma prática relevante e inclusiva que contribui para a formação integral dos indivíduos, promovendo o desenvolvimento motor, cognitivo, social, afetivo e contribui para a capacitação e um melhor desenvolvimento da comunidade local onde o projeto foi realizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID4997_TB4509_04102023213436.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIEL ANTONIO SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JACIEL ANTONIO"
    "autor_email" => "jaciel.antonio@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98039
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4509
    "inscrito_id" => 4997
    "titulo" => "IMERSÃO DA CAPOEIRA EM IBIMIRIM-PE ATRAVÉS DA OPERAÇÃO INVERNO 2023 DO PROJETO DE EXTENSÃO UFPE NO MEU QUINTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O projeto de extensão universitária "UFPE no meu quintal" promove oficinas em cidades do sertão nordestino, levando educação popular para regiões afastadas da capital. Uma dessas oficinas é sobre capoeira, ministrada por estudantes de licenciatura em Educação Física. O objetivo é divulgar e demonstrar a importância de levar projetos educacionais para uma população carente, onde é difícil o acesso a informações e promover uma melhor qualidade de vida aos participantes, a ação extensionista contribui ao processo de formação inicial dos estudantes de diversas graduações que organizam o evento possibilitando interdisciplinaridade entre diversos cursos. O presente trabalho, trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, este estudo surgiu da iniciativa de partilhar as abordagens metodológicas realizadas na cidade de Ibimirim-PE através do projeto UFPE no meu quintal. Buscando propiciar uma intervenção da capoeira no eixo cultural, mas de cunho pedagógico na linha da educação popular; esclarecer a historicidade do tema proposto e as influências que existem em nossas vidas, correlacionando com a vida cotidiana; desmistificar a capoeira e promover estímulos positivos para as condições psicomotoras dos indivíduos; e ainda estimular a concentração e coordenação motora dos participantes; promover estímulos positivos para as condições psicomotoras dos indivíduos; trabalhar a socialização e interação dos mesmos através da vivência capoeiristica. A presente experiência vivenciada nos proporcionou analisar que a capoeira mostra-se como uma prática relevante e inclusiva que contribui para a formação integral dos indivíduos, promovendo o desenvolvimento motor, cognitivo, social, afetivo e contribui para a capacitação e um melhor desenvolvimento da comunidade local onde o projeto foi realizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID4997_TB4509_04102023213436.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIEL ANTONIO SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JACIEL ANTONIO"
    "autor_email" => "jaciel.antonio@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O projeto de extensão universitária "UFPE no meu quintal" promove oficinas em cidades do sertão nordestino, levando educação popular para regiões afastadas da capital. Uma dessas oficinas é sobre capoeira, ministrada por estudantes de licenciatura em Educação Física. O objetivo é divulgar e demonstrar a importância de levar projetos educacionais para uma população carente, onde é difícil o acesso a informações e promover uma melhor qualidade de vida aos participantes, a ação extensionista contribui ao processo de formação inicial dos estudantes de diversas graduações que organizam o evento possibilitando interdisciplinaridade entre diversos cursos. O presente trabalho, trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, este estudo surgiu da iniciativa de partilhar as abordagens metodológicas realizadas na cidade de Ibimirim-PE através do projeto UFPE no meu quintal. Buscando propiciar uma intervenção da capoeira no eixo cultural, mas de cunho pedagógico na linha da educação popular; esclarecer a historicidade do tema proposto e as influências que existem em nossas vidas, correlacionando com a vida cotidiana; desmistificar a capoeira e promover estímulos positivos para as condições psicomotoras dos indivíduos; e ainda estimular a concentração e coordenação motora dos participantes; promover estímulos positivos para as condições psicomotoras dos indivíduos; trabalhar a socialização e interação dos mesmos através da vivência capoeiristica. A presente experiência vivenciada nos proporcionou analisar que a capoeira mostra-se como uma prática relevante e inclusiva que contribui para a formação integral dos indivíduos, promovendo o desenvolvimento motor, cognitivo, social, afetivo e contribui para a capacitação e um melhor desenvolvimento da comunidade local onde o projeto foi realizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.