Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA PROPOSTA DE CURRICULARIZAÇÃO DO PROJETO DE VIDA NO ENSINO MÉDIO POTIGUAR

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O artigo analisa as relações dialógicas presentes em enunciados extraídos da proposta para a disciplina Projeto de Vida (PV) no Novo Ensino Médio (NEM) do estado do Rio Grande do Norte (RN), aprovada em 2021, visando refletir acerca do discurso no âmbito da proposta, considerando as contribuições da teoria da Análise Dialógica do Discurso (ADD). Pautando-se em autores como Bakhtin (2016; 2018), Volóchinov (2017), além de estudiosos brasileiros como Beth Brait (1997; 2012), dentre outros. Metodologicamente, trata-se de abordagem descritivo-interpretativa e documental de natureza qualitativa. O corpus foi formado por seis enunciados extraídos da proposta para o componente Projeto de Vida na arquitetura curricular do ensino médio potiguar presente no tópico intitulado: juventudes, protagonismo e projeto de vida. As análises expõem que o currículo aborda preocupações com a construção do PV baseada no diálogo e no contexto no qual o jovem está imerso. Todavia, mostrou-se como um discurso replicado da Base Nacional, no que lhe concerne, foi inspirado nos interesses neoliberais que influenciam fortemente o cenário educacional brasileiro nos últimos anos. Diante disso, podemos considerar que a estrutura curricular do ensino médio do RN dialoga com as determinações da BNCC, sendo induzida direta e indiretamente pelos ditames neoliberais, os quais propagam o sucesso profissional dos jovens como apenas uma questão de escolha, sem considerar os diversos cenários que possam estar inseridos.

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