Medidas preventivas de doenças e agravos à saúde têm tido destaque para promoção da saúde na população. Especificamente na infância, essas práticas têm ganhado importância e um olhar peculiar. Obviamente, essas medidas só são eficazes em comunidades onde há o acesso à água, ao saneamento e à higiene adequados e equitativos para todos, sendo esta uma das metas da Agenda 2030. No entanto, poucos trabalhos abordam a relação entre o saneamento e importância para a saúde em escolas públicas. O objetivo do presente trabalho é descrever e refletir sobre atividades extensionistas que abordaram a importância do saneamento básico e de medidas de higiene pessoal, realizadas junto a crianças de uma escola pública estadual localizada no município de Cabedelo, Paraíba. Trata-se de um relato de experiências e discussão, sob a ótica dos extensionistas do projeto, sobre o impacto e a importância da execução de atividades de extensão nessa área, inclusive em suas vidas acadêmicas, profissionais e pessoais. O trabalho se baseou na metodologia de Aprendizado Baseado em Problemas (ABP). As atividades foram realizadas por meio de planejamento pedagógico em parceria com os professores da escola, sob supervisão da orientadora do projeto. Abordaram o planejamento e produção de oficinas, criação de diálogos de histórias infantis e elaboração de desenhos, exibição de vídeos, leituras de gibis, teatros com utilização de fantoches, contação de histórias, dentre outros. As habilidades estimuladas por meio de atividades lúdicas foram, de acordo com a literatura: criatividade, inteligência, senso crítico estando relacionadas à ética, à cidadania, à higiene, à vida, ao meio ambiente e à saúde. Sendo assim, as estratégias educativas contemplaram ações pedagógicas de saneamento básico e higiene através de um relato de atividades de cuidado preventivo executado com crianças em ambiente escolar. As ações desenvolvidas estão alinhadas aos ODS 3, 4, 6 e 17 da Agenda 2030.