A correlação entre Semiótica Social e a leitura multimodal destaca a imprescindibilidade de compreender os modos semióticos, que são as formas de representações que utilizam um conjunto específico de elementos e regras para transmitir significados. Essa perspectiva permite perceber as múltiplas linguagens presentes nos textos, ampliando as possibilidades de interpretação, e fortalecendo o processo formativo do sujeito leitor. A partir desse entendimento, a problemática que norteia este artigo parte da ideia de que a vertente da semiótica social, e seus desdobramentos, ainda é pouco discutida e explorada, especialmente no contexto da prática da leitura do texto multimodal. Dessa forma, seu objetivo é evidenciar fundamentos da Semiótica Social, suas categorias de estudo, isto é, a abordagem multimodal e a gramática do Design Visual, com ênfase na leitura multimodal. Neste viés, configura-se como uma pesquisa bibliográfica, que se baseia nos estudos de Hodge e Kress (1988), Kress (2010) e Descardeci (2002). Logo, o estudo dessa abordagem viabiliza a leitura dos multimodos e advém como base teórica sólida para compreensão dos processos de significação e interpretação de textos que circulam no cotidiano dos sujeitos. Dessa forma, o estudo contribui para a expansão dos conhecimentos em relação a essa concepção e a prática da leitura.