O presente artigo tem como objetivo trazer a visão sobre a eficácia entre afeto e aprendizagem. Sabe-se que a emoção e razão estão conectadas e que corroboram no bem estar cognitivo e emocional do ser. A partir da teoria de apego, onde Mary Ainsworth e Jonh Bowlby sob suas perspectivas destacou a importância do apego ainda no início da vida e como ela se torna essencial para as primeiras vivencias da criança com a aprendizagem. Outros teóricos como Wallon defendia que o ser era constituído através das bases cognitiva, motora e afetiva. Vygotsky, criador da teoria sociointeracionista concordava que o processo cognitivo também se estabelecia através do meio e das interações sociais. O trabalho aqui evidenciado constituiu-se em revisão integrativa da literatura, com artigos encontrados dentro do limite temporal entre os anos de 2012 a 2022 foram nas bases de dados Scielo e Pepsic. Com os resultados da pesquisa, enfatiza-se, portanto que a afetividade é um instrumento essencial para garantir um bom resultado relacionado ao aprender da criança/e ou adolescente no seu aspecto cognitivo e emocional.