O TEATRO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95082 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 589 "inscrito_id" => 8335 "titulo" => "O TEATRO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Esse trabalho tem por finalidade analisar os benefícios da aplicação do teatro como ferramenta pedagógica em aulas da Educação Básica. Neste intuito, foram feitas pesquisas de leitura dessa prática, a fim de constatar melhorias no processo de aprendizagem, trazendo para o ambiente escolar uma forma lúdica de educar. Partindo dos princípios da obra teatro do oprimido, escrito pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, onde seus métodos buscam democratizar o acesso à prática teatral e fazer com que por meio desta linguagem a população possa discutir as possibilidades de transformação social. Sendo assim, com essa aplicação, é possível introduzir aulas de teatro na Educação Básica a fim de transmitir não só conhecimentos teatrais, mas também teorias e conhecimentos científicos abordando o conteúdo da matéria. Verificou-se que existe um grande acervo de peças com estas características que foram escritas pela poetisa e dramaturga Ruth Salles para uso nas escolas Waldorf, parte deste acervo encontra-se editado na Coleção Teatro na Escola. A pedagogia Waldorf incentiva e encoraja a criatividade, nutre a imaginação e conduz os alunos a um pensamento livre e autônomo, nas escolas Waldorf o teatro é uma atividade pedagógica muito importante, sendo realizada por todas as classes, nele o importante não é a representação final para os pais ou a comunidade escolar, mas o processo educativo que envolve toda a sua preparação. Visando também identificar o lugar do teatro científico nesse contexto escolar, mediante uma análise feita em uma pesquisa realizada nas atas do ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa, Educação e Ciências), pudemos evidenciar que há um baixo número de referenciais sobre o tema, demonstrando assim a carência e a necessidade de uma maior reflexão, pesquisas e debates que possam ampliar ainda mais o entendimento acerca dessa temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8335_TB589_18112023160146.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA TAMAR SILVEIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "Tamar" "autor_email" => "ana.tamar@academico.ufpb." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95082 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 589 "inscrito_id" => 8335 "titulo" => "O TEATRO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Esse trabalho tem por finalidade analisar os benefícios da aplicação do teatro como ferramenta pedagógica em aulas da Educação Básica. Neste intuito, foram feitas pesquisas de leitura dessa prática, a fim de constatar melhorias no processo de aprendizagem, trazendo para o ambiente escolar uma forma lúdica de educar. Partindo dos princípios da obra teatro do oprimido, escrito pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, onde seus métodos buscam democratizar o acesso à prática teatral e fazer com que por meio desta linguagem a população possa discutir as possibilidades de transformação social. Sendo assim, com essa aplicação, é possível introduzir aulas de teatro na Educação Básica a fim de transmitir não só conhecimentos teatrais, mas também teorias e conhecimentos científicos abordando o conteúdo da matéria. Verificou-se que existe um grande acervo de peças com estas características que foram escritas pela poetisa e dramaturga Ruth Salles para uso nas escolas Waldorf, parte deste acervo encontra-se editado na Coleção Teatro na Escola. A pedagogia Waldorf incentiva e encoraja a criatividade, nutre a imaginação e conduz os alunos a um pensamento livre e autônomo, nas escolas Waldorf o teatro é uma atividade pedagógica muito importante, sendo realizada por todas as classes, nele o importante não é a representação final para os pais ou a comunidade escolar, mas o processo educativo que envolve toda a sua preparação. Visando também identificar o lugar do teatro científico nesse contexto escolar, mediante uma análise feita em uma pesquisa realizada nas atas do ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa, Educação e Ciências), pudemos evidenciar que há um baixo número de referenciais sobre o tema, demonstrando assim a carência e a necessidade de uma maior reflexão, pesquisas e debates que possam ampliar ainda mais o entendimento acerca dessa temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8335_TB589_18112023160146.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA TAMAR SILVEIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "Tamar" "autor_email" => "ana.tamar@academico.ufpb." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }