NOGUEIRA, Keyla Regina Pontes et al.. A literatura como práxis de educação antirracista. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97236>. Acesso em: 23/12/2024 01:26
O trabalho foi desenvolvido em uma Escola Estadual Pública de Parintins/Am, nas 3ª séries do Ensino Médio, que possibilitou aos alunos conhecimento acerca das literaturas indígenas. A partir da leitura de obras disponibilizadas aos educandos, estes manifestaram a curiosidade em saber mais e melhor sobre os costumes, crenças, cultura, historicidade dos povos originários do Brasil e principalmente da Amazônia. Visto que, o indígena ainda é idealizado pelos valores do colonizador, denominado como selvagem e antissocial. A importância em abordar as questões indígenas no ambiente escolar é um ato de educar contra o racismo e através das obras Indígenas é possível quebrar com paradigmas mantidos na escola por anos. O trabalho foi baseado na obra literária Indígena: Antes o mundo não existia, dos autores Umusi Pãrõkumu e Tõrãmu Kehíri. Após a leitura da obra, os alunos foram orientados para um trabalho de dramatização direcionado às três primeiras partes da obra que relata a criação do mundo e da humanidade na crença dos povos Desana. O texto foi adaptado para a realização de uma peça teatral, produzida e representada pelos alunos, pois, acredita-se que a cênica tem um alcance gigantesco na compreensão da temática apresentada. Os alunos foram convidados pela Universidade do Estado do Amazonas para uma apresentação do trabalho na XIV Semana de Letras. Este momento protagonizou a construção de conhecimento dos alunos que se perceberam agentes ativos nas manifestações de respeito a cultura indígena, no espaço de inserção social dos povos originários e na luta antirracista. Palavras chaves: Literatura, indígena, escola, antirracista, protagonismo.