Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO DE UM MUNICÍPIO DE PERNAMBUCO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98998
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5738
    "inscrito_id" => 21104
    "titulo" => "PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO DE UM MUNICÍPIO DE PERNAMBUCO"
    "resumo" => "O trabalho ora evidenciado deriva da realização de uma pesquisa vivenciada no âmbito da nossa atuação na coordenação da elaboração do Currículo de um município de Pernambuco, processo no qual buscamos obter um diagnóstico capaz de induzir a personalização das suas necessidades, com foco no planejamento para o futuro e na definição sistêmica sobre as concepções de Ensino, Aprendizagem, Prática Pedagógica, Avaliação, Formação de Profissionais e Desenvolvimento Social, com vistas à construção de um Currículo capaz de ser instrumento de materialização das competências e habilidades previstas na BNCC. Esse processo de construção buscou apresentar diagnóstico das necessidades de superação dos problemas e orientações de como concretizá-la. Destacamos a importância da participação dos(as) professores(as) para a obtenção dos dados, em conformidade ao pensamento de LIBÂNEO (2011), ao discorrer que não há reformas educacionais e propostas pedagógicas que possam ser pensadas sem esses profissionais, pois estão envolvidos diretamente com os processos e resultados da aprendizagem escolar. Além disso, para o mesmo autor, esses(as) profissionais não podem ser meros receptores de políticas públicas. Para que pudéssemos iniciar a construção do Currículo desse município, foi necessária a obtenção de dados acerca das percepções e concepções que os(as) profissionais docentes e de apoio à docência detêm sobre os elementos que fundamentam o Currículo. Participaram da coleta de dados 464 profissionais. Desses, 15 Gestores(as) Escolares, 3,2%; 23 Supervisores/as, 5%; 148 professores/as dos A.I., 31,9%; 62 professores/as dos A.F., 13,4%; 15 professores/as da EJA, 31,3%; 66 professores/as das Atividades Complementares, 14,2%; e 5 professores/as das salas de A.E.E., 1,1%. Para obtenção desses dados, recorremos ao uso do questionário como técnica de coleta alinhados a GIL (2019), quando defende que esse tem por objetivo conhecer opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas e situações vivenciadas pelos/as participantes. O questionário foi disponibilizado pelo Google Forms."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21104_TB5738_09102023104827.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO CÉSAR BARROS AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "GUSTAVO AMARAL"
    "autor_email" => "barros.amaral@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98998
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5738
    "inscrito_id" => 21104
    "titulo" => "PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO DE UM MUNICÍPIO DE PERNAMBUCO"
    "resumo" => "O trabalho ora evidenciado deriva da realização de uma pesquisa vivenciada no âmbito da nossa atuação na coordenação da elaboração do Currículo de um município de Pernambuco, processo no qual buscamos obter um diagnóstico capaz de induzir a personalização das suas necessidades, com foco no planejamento para o futuro e na definição sistêmica sobre as concepções de Ensino, Aprendizagem, Prática Pedagógica, Avaliação, Formação de Profissionais e Desenvolvimento Social, com vistas à construção de um Currículo capaz de ser instrumento de materialização das competências e habilidades previstas na BNCC. Esse processo de construção buscou apresentar diagnóstico das necessidades de superação dos problemas e orientações de como concretizá-la. Destacamos a importância da participação dos(as) professores(as) para a obtenção dos dados, em conformidade ao pensamento de LIBÂNEO (2011), ao discorrer que não há reformas educacionais e propostas pedagógicas que possam ser pensadas sem esses profissionais, pois estão envolvidos diretamente com os processos e resultados da aprendizagem escolar. Além disso, para o mesmo autor, esses(as) profissionais não podem ser meros receptores de políticas públicas. Para que pudéssemos iniciar a construção do Currículo desse município, foi necessária a obtenção de dados acerca das percepções e concepções que os(as) profissionais docentes e de apoio à docência detêm sobre os elementos que fundamentam o Currículo. Participaram da coleta de dados 464 profissionais. Desses, 15 Gestores(as) Escolares, 3,2%; 23 Supervisores/as, 5%; 148 professores/as dos A.I., 31,9%; 62 professores/as dos A.F., 13,4%; 15 professores/as da EJA, 31,3%; 66 professores/as das Atividades Complementares, 14,2%; e 5 professores/as das salas de A.E.E., 1,1%. Para obtenção desses dados, recorremos ao uso do questionário como técnica de coleta alinhados a GIL (2019), quando defende que esse tem por objetivo conhecer opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas e situações vivenciadas pelos/as participantes. O questionário foi disponibilizado pelo Google Forms."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21104_TB5738_09102023104827.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO CÉSAR BARROS AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "GUSTAVO AMARAL"
    "autor_email" => "barros.amaral@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O trabalho ora evidenciado deriva da realização de uma pesquisa vivenciada no âmbito da nossa atuação na coordenação da elaboração do Currículo de um município de Pernambuco, processo no qual buscamos obter um diagnóstico capaz de induzir a personalização das suas necessidades, com foco no planejamento para o futuro e na definição sistêmica sobre as concepções de Ensino, Aprendizagem, Prática Pedagógica, Avaliação, Formação de Profissionais e Desenvolvimento Social, com vistas à construção de um Currículo capaz de ser instrumento de materialização das competências e habilidades previstas na BNCC. Esse processo de construção buscou apresentar diagnóstico das necessidades de superação dos problemas e orientações de como concretizá-la. Destacamos a importância da participação dos(as) professores(as) para a obtenção dos dados, em conformidade ao pensamento de LIBÂNEO (2011), ao discorrer que não há reformas educacionais e propostas pedagógicas que possam ser pensadas sem esses profissionais, pois estão envolvidos diretamente com os processos e resultados da aprendizagem escolar. Além disso, para o mesmo autor, esses(as) profissionais não podem ser meros receptores de políticas públicas. Para que pudéssemos iniciar a construção do Currículo desse município, foi necessária a obtenção de dados acerca das percepções e concepções que os(as) profissionais docentes e de apoio à docência detêm sobre os elementos que fundamentam o Currículo. Participaram da coleta de dados 464 profissionais. Desses, 15 Gestores(as) Escolares, 3,2%; 23 Supervisores/as, 5%; 148 professores/as dos A.I., 31,9%; 62 professores/as dos A.F., 13,4%; 15 professores/as da EJA, 31,3%; 66 professores/as das Atividades Complementares, 14,2%; e 5 professores/as das salas de A.E.E., 1,1%. Para obtenção desses dados, recorremos ao uso do questionário como técnica de coleta alinhados a GIL (2019), quando defende que esse tem por objetivo conhecer opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas e situações vivenciadas pelos/as participantes. O questionário foi disponibilizado pelo Google Forms.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.