O USO DO RPG PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9899 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 162 "inscrito_id" => 469 "titulo" => "O USO DO RPG PARA O ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo abordar uma linguagem diferente para ser levada a sala de aula para fugir um pouco da aula tradicional, essa nova linguagem se chama RPG (Role-Playing Game). O RPG consiste em um jogo baseado na narrativa e na interpretação de personagens no qual o cenário e os personagens a serem utilizados ficam a critério do narrador, podendo a narrativa ocorrer na Idade Média com personagens de diferentes classes sociais, Idade Antiga com personagens conhecidos, como um Imperador romano, por exemplo, e entre outras infinidades de cenários e personagens. Nesse jogo o narrador e os jogadores precisam ter uma grande capacidade imaginativa, ou seja, é um jogo que estimula o lado lúdico das crianças, o lúdico que, segundo Piaget, estimula o desenvolvimento da criança. Outra coisa importante a adicionar, é que o RPG não é um jogo que se joga sozinho, logo, ele precisa da interação social no grupo, que segundo Vygotsky, cria condições para o desenvolvimento cognitivo das pessoas participantes dessas interações. O que mais destaca o RPG no campo do Ensino de História é justamente o fato do mesmo não ter limites para cenários, os quais podem ser moldados de acordo com o tema da aula. Será abordada nesse trabalho, uma experiência própria, onde foi levado o RPG para a sala de aula, também serão apresentados os resultados obtidos. Foi possível concluir que o RPG é uma forte ferramenta que precisa ser mais utilizada em meio escolar, uma vez que estimula o lúdico dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "RPG, ENSINO, VYGOTSKY" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_14_00_14_idinscrito_469_fffd5f9bda5f3c47c4a3942de7b74b82.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÍTALO PEREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ÍTALO PEREIRA" "autor_email" => "italops.wow@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9899 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 162 "inscrito_id" => 469 "titulo" => "O USO DO RPG PARA O ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo abordar uma linguagem diferente para ser levada a sala de aula para fugir um pouco da aula tradicional, essa nova linguagem se chama RPG (Role-Playing Game). O RPG consiste em um jogo baseado na narrativa e na interpretação de personagens no qual o cenário e os personagens a serem utilizados ficam a critério do narrador, podendo a narrativa ocorrer na Idade Média com personagens de diferentes classes sociais, Idade Antiga com personagens conhecidos, como um Imperador romano, por exemplo, e entre outras infinidades de cenários e personagens. Nesse jogo o narrador e os jogadores precisam ter uma grande capacidade imaginativa, ou seja, é um jogo que estimula o lado lúdico das crianças, o lúdico que, segundo Piaget, estimula o desenvolvimento da criança. Outra coisa importante a adicionar, é que o RPG não é um jogo que se joga sozinho, logo, ele precisa da interação social no grupo, que segundo Vygotsky, cria condições para o desenvolvimento cognitivo das pessoas participantes dessas interações. O que mais destaca o RPG no campo do Ensino de História é justamente o fato do mesmo não ter limites para cenários, os quais podem ser moldados de acordo com o tema da aula. Será abordada nesse trabalho, uma experiência própria, onde foi levado o RPG para a sala de aula, também serão apresentados os resultados obtidos. Foi possível concluir que o RPG é uma forte ferramenta que precisa ser mais utilizada em meio escolar, uma vez que estimula o lúdico dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "RPG, ENSINO, VYGOTSKY" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_14_00_14_idinscrito_469_fffd5f9bda5f3c47c4a3942de7b74b82.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÍTALO PEREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ÍTALO PEREIRA" "autor_email" => "italops.wow@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }