CIÊNCIAS HUMANAS EM FOCO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CURRÍCULOS DOS GINÁSIOS VOCACIONAIS (1962 - 1969) E O NOVO ENSINO MÉDIO (2018)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98984 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5715 "inscrito_id" => 20112 "titulo" => "CIÊNCIAS HUMANAS EM FOCO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CURRÍCULOS DOS GINÁSIOS VOCACIONAIS (1962 - 1969) E O NOVO ENSINO MÉDIO (2018)" "resumo" => "Esse trabalho faz parte da pesquisa de monografia desenvolvida para o curso de licenciatura em História, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Esta tem como objetivo realizar um estudo comparativo entre duas propostas educacionais, sendo elas: os Ginásios Vocacionais (1962-1969) e o atual currículo do novo Ensino Médio do Brasil. O recorte para esse trabalho envolverá considerações desses dois ensinos, tendo como foco o discurso de formação e a área em comum do currículo dos Ginásios Vocacionais e do Novo Ensino Médio, sendo respectivamente: os Estudos Sociais e as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Considerando a educação pública do Brasil em suas continuidades e descontinuidades das políticas públicas educacionais, esse trabalho permitirá analisar semelhanças entre uma proposições de ensino da década de sessenta que evidencia o intuito de formar para uma mudança social (mas que acabou extinto durante o período ditatorial), e o atual programa do governo para a área das ciências humanas no Novo Ensino Médio. Dessa forma, esse trabalho se enquadra dentro dos estudos sobre políticas curriculares na área de história da educação, e como fontes documentais, utilizo o documento intitulado de "Estudos Sociais - Agenda para 1964", que traz relatos de reuniões e planejamentos dessa área, o Regimento Interno dos Ginásios Vocacionais do ano de 1965, no que consta os objetivos dos ginásios e o Relato de Estudos Sociais, datado de 1966. Para o recorte do Novo Ensino Médio, utilizo a Lei 13.415/17 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20112_TB5715_20062023135202.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA FERNANDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA" "autor_email" => "jessinanda20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98984 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5715 "inscrito_id" => 20112 "titulo" => "CIÊNCIAS HUMANAS EM FOCO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CURRÍCULOS DOS GINÁSIOS VOCACIONAIS (1962 - 1969) E O NOVO ENSINO MÉDIO (2018)" "resumo" => "Esse trabalho faz parte da pesquisa de monografia desenvolvida para o curso de licenciatura em História, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Esta tem como objetivo realizar um estudo comparativo entre duas propostas educacionais, sendo elas: os Ginásios Vocacionais (1962-1969) e o atual currículo do novo Ensino Médio do Brasil. O recorte para esse trabalho envolverá considerações desses dois ensinos, tendo como foco o discurso de formação e a área em comum do currículo dos Ginásios Vocacionais e do Novo Ensino Médio, sendo respectivamente: os Estudos Sociais e as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Considerando a educação pública do Brasil em suas continuidades e descontinuidades das políticas públicas educacionais, esse trabalho permitirá analisar semelhanças entre uma proposições de ensino da década de sessenta que evidencia o intuito de formar para uma mudança social (mas que acabou extinto durante o período ditatorial), e o atual programa do governo para a área das ciências humanas no Novo Ensino Médio. Dessa forma, esse trabalho se enquadra dentro dos estudos sobre políticas curriculares na área de história da educação, e como fontes documentais, utilizo o documento intitulado de "Estudos Sociais - Agenda para 1964", que traz relatos de reuniões e planejamentos dessa área, o Regimento Interno dos Ginásios Vocacionais do ano de 1965, no que consta os objetivos dos ginásios e o Relato de Estudos Sociais, datado de 1966. Para o recorte do Novo Ensino Médio, utilizo a Lei 13.415/17 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20112_TB5715_20062023135202.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA FERNANDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA" "autor_email" => "jessinanda20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }