Tendo em vista as frequentes instalações de hortas pedagógicas no cenário escolar, esse artigo objetiva reconhecer as hortas pedagógicas no processo de educação inclusiva como ferramenta didática na formação ao público-alvo da Educação Inclusiva na rede regular de ensino de Valença do Piauí. Com isso, definiu-se como problemática: como as hortas pedagógicas podem contribuir como ferramenta inclusiva nas escolas públicas de Valença do Piauí? Como percurso metodológico, optou-se pela pesquisa bibliográfica, seguida de um levantamento nas instituições escolares municipais, com o intuito de entender como o uso das hortas pedagógicas podem contribuir para uma educação inclusiva no ambiente escolar. Como referencial teórico, recorreu-se ao pensamento de Silva (2021), Martins (2021), Medeiros (2018) e Dantas ( 2019), que apresentam propostas de utilização das hortas como instrumentos de inclusão no sistema educativo. As hortas são, assim, utilizadas como espaço inclusivo no processo de aprendizagem, como uma importante ferramenta didática no contexto da inclusão, possibilitando o processo de ensino ativo, dinâmico e atrativo.