RESUMO A educação especial na perspectiva inclusiva vem sendo discutida nos últimos anos, mas precisamente a partir da década de 1990 (MANTOAN, 2002; SASSAKI, 1997), garantido na Constituição Brasileira de 1988, e assim vem reverberando em documentos legais (BRASIL, 2008; 2014; 1996) e Plano Municipal de Educação (RONDÔNIA, 2015). No município de Porto Velho-RO, os relatórios de avaliações e monitoramento, demonstram atendimento satisfatório de estudantes com deficiência no ensino regular em sala de aula comum. Assim se indagou: Quais os avanços e desafios perfazem a realidade da Meta 4 no Plano Municipal de Educação de Porto Velho? O objetivo geral foi analisar quais os avanços e desafios perfazem a realidade da Meta 4 no Plano Municipal de Educação de Porto Velho? Utilizou-se uma abordagem qualitativa por meio de uma revisão documental para consubstanciar o panorama o presente estudo, período de 2021 a 2022. Conclui-se que o município mesmo acompanhando todas as metas, evidenciou muitos desafios quanto a seguridade de uma aprendizagem com significado aos alunos que devem garantir a cidadania por meio da Meta 4.