Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEMPO DE TELA NA PRIMEIRA INFÂNCIA E POSSÍVEIS PREJUÍZOS AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95502
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1131
    "inscrito_id" => 1392
    "titulo" => "TEMPO DE TELA NA PRIMEIRA INFÂNCIA E POSSÍVEIS PREJUÍZOS AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UMA REVISÃO DE LITERATURA"
    "resumo" => "O mundo moderno evidencia forte influência da tecnologia no cotidiano das pessoas que têm utilizado cada vez mais os aparatos tecnológicos para os mais diversos fins. Com efeito, também nos hábitos de vida das crianças, a tecnologia tem assumido destaque, porém é preciso considerar os danos que o uso abusivo da tecnologia pode acarretar para o desenvolvimento global infantil. Isto posto, este estudo tem como objetivo geral discutir os possíveis prejuízos que o uso excessivo de telas pode acarretar para o desenvolvimento da criança na primeira infância. Como objetivos específicos, foram delimitados: analisar o impacto da tecnologia no mundo moderno, investigar os prejuízos neurológicos, cognitivos e comportamentais do uso abusivo de telas na primeira infância, explorar alternativas mais saudáveis de distração, lazer e aprendizado para a infância. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica para a qual serão utilizados os contributos teórico-metodológicos de pesquisadores como: Colman e Proença (2020); Moreira et al (2021); Portela et al (2022); Sousa e Carvalho (2023); dentre outros. Verificou-se que a tecnologia tem se expandido no dia a dia das pessoas e, inclusive, na rotina infantil. Todavia, o uso abusivo de telas na primeira infância pode acarretar em problemas cognitivos, bem como relacionados às habilidades motoras, além de prejudicar a criança quanto à socialização, aspecto tão oportuno para que esta desenvolva habilidades comunicativas e emocionais. Constatou-se, ainda, que a primeira infância é período essencial de formação da personalidade da criança e deve ser uma época marcada pelas experiências lúdicas, as brincadeiras e acolhimento desde o âmbito familiar até a escola e comunidade para que possa crescer saudável e feliz. Logo, as brincadeiras em que possa interagir com seus pares, exercer sua criatividade, movimentar-se e desenvolver suas habilidades sensoriais e motoras, por exemplo, são mais indicadas para que se desenvolva com qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1392_TB1131_10122023153558.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARICE CALISTA DUTRA"
    "autor_nome_curto" => "CLARICE DUTRA"
    "autor_email" => "clarice_calista@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95502
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1131
    "inscrito_id" => 1392
    "titulo" => "TEMPO DE TELA NA PRIMEIRA INFÂNCIA E POSSÍVEIS PREJUÍZOS AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UMA REVISÃO DE LITERATURA"
    "resumo" => "O mundo moderno evidencia forte influência da tecnologia no cotidiano das pessoas que têm utilizado cada vez mais os aparatos tecnológicos para os mais diversos fins. Com efeito, também nos hábitos de vida das crianças, a tecnologia tem assumido destaque, porém é preciso considerar os danos que o uso abusivo da tecnologia pode acarretar para o desenvolvimento global infantil. Isto posto, este estudo tem como objetivo geral discutir os possíveis prejuízos que o uso excessivo de telas pode acarretar para o desenvolvimento da criança na primeira infância. Como objetivos específicos, foram delimitados: analisar o impacto da tecnologia no mundo moderno, investigar os prejuízos neurológicos, cognitivos e comportamentais do uso abusivo de telas na primeira infância, explorar alternativas mais saudáveis de distração, lazer e aprendizado para a infância. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica para a qual serão utilizados os contributos teórico-metodológicos de pesquisadores como: Colman e Proença (2020); Moreira et al (2021); Portela et al (2022); Sousa e Carvalho (2023); dentre outros. Verificou-se que a tecnologia tem se expandido no dia a dia das pessoas e, inclusive, na rotina infantil. Todavia, o uso abusivo de telas na primeira infância pode acarretar em problemas cognitivos, bem como relacionados às habilidades motoras, além de prejudicar a criança quanto à socialização, aspecto tão oportuno para que esta desenvolva habilidades comunicativas e emocionais. Constatou-se, ainda, que a primeira infância é período essencial de formação da personalidade da criança e deve ser uma época marcada pelas experiências lúdicas, as brincadeiras e acolhimento desde o âmbito familiar até a escola e comunidade para que possa crescer saudável e feliz. Logo, as brincadeiras em que possa interagir com seus pares, exercer sua criatividade, movimentar-se e desenvolver suas habilidades sensoriais e motoras, por exemplo, são mais indicadas para que se desenvolva com qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1392_TB1131_10122023153558.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARICE CALISTA DUTRA"
    "autor_nome_curto" => "CLARICE DUTRA"
    "autor_email" => "clarice_calista@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O mundo moderno evidencia forte influência da tecnologia no cotidiano das pessoas que têm utilizado cada vez mais os aparatos tecnológicos para os mais diversos fins. Com efeito, também nos hábitos de vida das crianças, a tecnologia tem assumido destaque, porém é preciso considerar os danos que o uso abusivo da tecnologia pode acarretar para o desenvolvimento global infantil. Isto posto, este estudo tem como objetivo geral discutir os possíveis prejuízos que o uso excessivo de telas pode acarretar para o desenvolvimento da criança na primeira infância. Como objetivos específicos, foram delimitados: analisar o impacto da tecnologia no mundo moderno, investigar os prejuízos neurológicos, cognitivos e comportamentais do uso abusivo de telas na primeira infância, explorar alternativas mais saudáveis de distração, lazer e aprendizado para a infância. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica para a qual serão utilizados os contributos teórico-metodológicos de pesquisadores como: Colman e Proença (2020); Moreira et al (2021); Portela et al (2022); Sousa e Carvalho (2023); dentre outros. Verificou-se que a tecnologia tem se expandido no dia a dia das pessoas e, inclusive, na rotina infantil. Todavia, o uso abusivo de telas na primeira infância pode acarretar em problemas cognitivos, bem como relacionados às habilidades motoras, além de prejudicar a criança quanto à socialização, aspecto tão oportuno para que esta desenvolva habilidades comunicativas e emocionais. Constatou-se, ainda, que a primeira infância é período essencial de formação da personalidade da criança e deve ser uma época marcada pelas experiências lúdicas, as brincadeiras e acolhimento desde o âmbito familiar até a escola e comunidade para que possa crescer saudável e feliz. Logo, as brincadeiras em que possa interagir com seus pares, exercer sua criatividade, movimentar-se e desenvolver suas habilidades sensoriais e motoras, por exemplo, são mais indicadas para que se desenvolva com qualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.