O estágio supervisionado, é o momento no qual o estudante tem a oportunidade de observar a realidade existente na escola do Ensino Fundamental, proporcionando ao futuro profissional vivenciar a práxis pedagógica, isto é, o desenvolvimento da teoria aprendida na Universidade com a prática de dentro da sala de aula. Sendo assim, o presente trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada de uma aluna do curso de pedagogia no estágio de observação e docência supervisionado no 4o ano do ensino fundamental em uma escola pública, municipal de Castanhal, Pará. Para a realização da pesquisa, foi utilizada abordagem qualitativa descritivas, a partir das observações participantes durante o estágio em escola pública. O estudo está fundamentado principalmente nos autores: Di Giorgi, et al. (2014), Sebra e Dias (2011), Val (2006). No período de estágio de observação e docência, foi possível perceber que na turma do 4o ano, a existência de dificuldades na aprendizagem dos alunos, principalmente no desenvolvimento das habilidades de alfabetização e letramento, em que alguns não conseguiam reproduzir o escrito do quadro no papel, e, outros, que conseguiam não compreendiam o que estavam escrevendo, bem como, em que o alunos que não sabiam escrever seu nome sem vê-lo escrito, concluindo-se que é necessário melhorar a alfabetização e letramento dos alunos.