Neste trabalho, apresentamos os resultados iniciais de um projeto de pesquisa que tem como objetivo principal identificar e analisar as representações sociais sobre a educação profissional que foram produzidas e veiculadas pelo jornal paraibano A União ao longo da década de 1930. Partindo dessa perspectiva, buscamos problematizar o discurso jornalístico e o debate público acerca da educação profissional em um período marcado por transformações políticas, econômicas, sociais e (de projetos) educacionais no Brasil. Para alcançar esse objetivo, pesquisamos e analisamos o acervo digital do jornal A União. Tal arquivo encontra-se disponível no site oficial do próprio jornal, possibilitando aos pesquisadores o acesso a edições digitalizadas deste periódico. Órgão vinculado ao governo do estado da Paraíba e às oligarquias que dominavam a cena política local, A União fornece indícios sobre a visão de mundo dos “donos” do capital no tocante à educação profissional e à sua (re)formatação nos anos 1930. Dessa forma, a análise desse periódico possibilita a compreensão sobre o modo como os grupos dominantes pensaram e praticaram as políticas educacionais voltadas às classes trabalhadoras no contexto do projeto “trabalhista” implementado pelo governo de Getúlio Vargas. Na análise desse corpus documental, dialogamos com a perspectiva da História Cultura e com as contribuições teórico metodológicas de Roger Chartier, notadamente no que concerne ao conceito de “representação social”.