O presente trabalho versa acerca da importância das tecnologias educacionais no processo de inclusão do educando, tanto no âmbito escolar, quanto social, bem como refletir-se em relação aos seus respectivos efeitos no tocante à formação pessoal, profissional e humana deste, mais especificamente daquele que possuí alguma necessidade educacional especial (NEE). Visto que as tecnologias se tornaram imprescindíveis para a execução de diversas atividades cotidianas que até então demandavam muito mais tempo e esforço e hoje torna-se viável realizá-las com muito mais praticidade e eficácia. Logo, busca-se apresentar algumas ferramentas tecnológicas relativamente comuns no cotidiano, mas com um viés pedagógico, capazes de subsidiar o processo de aprendizagem do educando. Assim, metodologicamente este trabalho caracteriza-se por ser uma revisão bibliográfica, em que foram feitas pesquisas nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Google Acadêmico. A partir dos estudos realizados, verificou-se o quão substancial é a utilização das diversas tecnologias no âmbito escolar para o desenvolvimento do processo de inclusão do educando com NEE, haja vista que as mesmas se constituem como um instrumento indispensável no que tange a práxis pedagógica, viabilizando assim que o professor alcance os objetivos almejados de aprendizagem do aluno, tornando-o assim mais autônomo, crítico e reflexivo perante os desafios experienciados na sociedade.