Essa pesquisa discorre sobre a importância da participação da comunidade nas decisões da escola, tendo em vista a efetivação do parâmetro de qualidade e gestão escolar democrática. A gestão democrática da escola tem sido discutida por diversos teóricos, como uma das condições necessárias para atingir a tão sonhada qualidade educacional, principalmente no nível de ensino da educação básica pública. O objetivo proposto busca o levantamento de informações que possibilitam a análise de parâmetros que caracterizam essa participação e, como tal, apontar elementos intrínsecos a esse conceito. Ao discutir gestão democrática com a comunidade e gestores, nosso trabalho propõe o levantamento de informações importantes ao se pensar algumas implicações acerca da contribuição e efetivação da participação social externa a escola no gerenciamento das instituições públicas do interior do Alto-Oeste Potiguar. A metodologia tem abordagem qualitativa, utilizando um questionário semiestruturado para coleta de dados. Através de indagações levadas aos gestores e aos membros da comunidade, pode-se evidenciar que ainda existem muitos problemas relacionados a compreensão do conceito de gestão democrática e condições de participação, principalmente por parte da comunidade externa. Diante isso, observamos a falta de políticas que buscam a reflexão sobre a importância da gestão democrática aplicada de maneira efetiva, de modo a contribuir positivamente para uma educação pública de qualidade.