O Processo de aprendizagem parte de um tema inserido em contexto real, permitindo o aluno vivenciar o processo da pesquisa, o que é proporcionado pela modelagem nas ciências. Este trabalho mostra os processos envolvidos na produção de papel reciclado, com o intuito de sensibilizar e estimular o interesse, a curiosidade científica de modo interdisciplinar, para compreender e interpretar o seu cotidiano e tomar decisões responsáveis. Nesse viés, o presente trabalho buscou mostrar a experiência vivenciada pelos participantes da Residência Pedagógica de Biologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba em parceria com uma escola de ensino fundamental da cidade. Na atividade, os alunos de duas turmas de 7 ano foram inseridos na alfabetização científica. Nessa proposta para que o aluno se torne o construtor e protagonismo do seu conhecimento, foi sugerido a produção de papel reciclado, utilizados os que foram descartados por eles ao longo de semanas. Com esse material, eles criaram marca página, bloquinhos e cartinhas. Produtos que em seguida, foram vendidos pelos alunos na exposição que surgiu para despertar o espirito empreendedor deles. Dessa forma, o trabalho proporcionou a interação e empenho dos discentes, além de sensibilizar e despertar o uso consciente do papel. Mostrando que o professor é produtor de saber e a prática da profissão e a escola é o local onde isso se materializa. Conclui-se que essa abordagem é uma experiência de cidadania concreta, colocando-se a favor do meio ambiente, para conceber a possibilidade de interação com o mundo para um resultado positivo e consciente