Para promover a autonomia investigativa no discente e docente, o ensino pela pesquisa, exclusivo do contexto educacional, propõe envolver esses atores sociais em uma aprendizagem significativa através do questionamento reconstrutivo. Desse modo, a WebQuest apresenta-se como uma ferramenta válida, pois, é um instrumento online criado para efetivação de um projeto de pesquisa baseado em uma atividade provocativa dada aos estudantes. Este trabalho relata a produção de três WebQuests desenvolvidas na disciplina de Práticas). Nessa perspectiva, as propostas pedagógicas propuseram evidenciar diferentes e Didáticas em Ensino de Ciências/Biologia, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), no Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB abordagens do tema Solução-tampão em um roteiro de pesquisa orientado sobre o assunto para turmas da educação básica. Assim, a presente pesquisa qualitativa foi elaborada com base no aporte teórico-metodológico de Bacich (2020) que orientou a construção do ambiente virtual em etapas sistematizadas. Somado a isto, utilizou-se a plataforma Google sites para gerar o layout do espaço virtual e adicionar as situações educativas que foram planejadas pelas pós-graduandas. Diante disso, obteve-se como resultados a síntese de situações articuladas com eixos temáticos relacionados às áreas de saúde humana e ecologia, contemplando diversas competências. Por fim, concluiu-se que a WebQuest é uma estratégia promissora, porque, abarca os passos heurísticos da pesquisa inerentes ao processo de ensino-aprendizagem proposto pelo ensino reconstrutivista.