Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANDANÇAS, TRAVESSIAS, TRAVESSURAS E MERGULHOS: CENAS DE UM COTIDIANO ESCOLAR VIVO E VIVIDO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96584
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2563
    "inscrito_id" => 1916
    "titulo" => "ANDANÇAS, TRAVESSIAS, TRAVESSURAS E MERGULHOS: CENAS DE UM COTIDIANO ESCOLAR VIVO E VIVIDO"
    "resumo" => "Visibilizar a experiência estética e educativa vivida com um grupo de crianças pequenas (2 e 3 anos) na educação infantil é o principal mote deste texto. Busco narrar cenas de um cotidiano que pela sua intensidade, desafios, belezas, improvisos e descobertas, nos `proporcionou alcançar uma vasta gama de aprendizagens. Um cotidiano vivo e vivido como definiu Rosa (2022). O texto busca realçar vozes, gestos, emoções e sentimentos de meninos e meninas que, na companhia de suas professoras e de um peixinho, em um ambiente escolar estimulante, produziam conhecimentos poderosos a partir de sua curiosidade, fascinação e constante investigação. Em produção anterior (SILVA, 2019), apresentei um relato sobre a ação pedagógica com crianças pequenas focalizando conteúdos relacionados à area de Ciências da Natureza, com vistas a contribuir para o fortalecimento de práticas que confiram às crianças um lugar de destaque, tanto no planejamento quanto na execução da proposta pedagógica. Nessa mesma direção, segue o presente trabalho. Ao evidenciar o protagonismo de bebês e crianças no cotidiano da educação infantil contribui-se para a superação de visões ainda cristalizadas na Educação de crianças pequenas. Andanças, travessias, travessuras e mergulhos, palavras que compõem o título desta comunicação, sintetizam parte do vivido pelo grupo e com o grupo ao longo do ano de 2018. Para tanto, lançarei mão de registros pedagógicos realizados à época, a fim de resgatar cenas de um ambiente escolar pulsante."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID1916_TB2563_07052023115249.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DILMA ANTUNES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DILMA ANTUNES S"
    "autor_email" => "dilmasilva7@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96584
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2563
    "inscrito_id" => 1916
    "titulo" => "ANDANÇAS, TRAVESSIAS, TRAVESSURAS E MERGULHOS: CENAS DE UM COTIDIANO ESCOLAR VIVO E VIVIDO"
    "resumo" => "Visibilizar a experiência estética e educativa vivida com um grupo de crianças pequenas (2 e 3 anos) na educação infantil é o principal mote deste texto. Busco narrar cenas de um cotidiano que pela sua intensidade, desafios, belezas, improvisos e descobertas, nos `proporcionou alcançar uma vasta gama de aprendizagens. Um cotidiano vivo e vivido como definiu Rosa (2022). O texto busca realçar vozes, gestos, emoções e sentimentos de meninos e meninas que, na companhia de suas professoras e de um peixinho, em um ambiente escolar estimulante, produziam conhecimentos poderosos a partir de sua curiosidade, fascinação e constante investigação. Em produção anterior (SILVA, 2019), apresentei um relato sobre a ação pedagógica com crianças pequenas focalizando conteúdos relacionados à area de Ciências da Natureza, com vistas a contribuir para o fortalecimento de práticas que confiram às crianças um lugar de destaque, tanto no planejamento quanto na execução da proposta pedagógica. Nessa mesma direção, segue o presente trabalho. Ao evidenciar o protagonismo de bebês e crianças no cotidiano da educação infantil contribui-se para a superação de visões ainda cristalizadas na Educação de crianças pequenas. Andanças, travessias, travessuras e mergulhos, palavras que compõem o título desta comunicação, sintetizam parte do vivido pelo grupo e com o grupo ao longo do ano de 2018. Para tanto, lançarei mão de registros pedagógicos realizados à época, a fim de resgatar cenas de um ambiente escolar pulsante."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID1916_TB2563_07052023115249.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DILMA ANTUNES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DILMA ANTUNES S"
    "autor_email" => "dilmasilva7@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Visibilizar a experiência estética e educativa vivida com um grupo de crianças pequenas (2 e 3 anos) na educação infantil é o principal mote deste texto. Busco narrar cenas de um cotidiano que pela sua intensidade, desafios, belezas, improvisos e descobertas, nos `proporcionou alcançar uma vasta gama de aprendizagens. Um cotidiano vivo e vivido como definiu Rosa (2022). O texto busca realçar vozes, gestos, emoções e sentimentos de meninos e meninas que, na companhia de suas professoras e de um peixinho, em um ambiente escolar estimulante, produziam conhecimentos poderosos a partir de sua curiosidade, fascinação e constante investigação. Em produção anterior (SILVA, 2019), apresentei um relato sobre a ação pedagógica com crianças pequenas focalizando conteúdos relacionados à area de Ciências da Natureza, com vistas a contribuir para o fortalecimento de práticas que confiram às crianças um lugar de destaque, tanto no planejamento quanto na execução da proposta pedagógica. Nessa mesma direção, segue o presente trabalho. Ao evidenciar o protagonismo de bebês e crianças no cotidiano da educação infantil contribui-se para a superação de visões ainda cristalizadas na Educação de crianças pequenas. Andanças, travessias, travessuras e mergulhos, palavras que compõem o título desta comunicação, sintetizam parte do vivido pelo grupo e com o grupo ao longo do ano de 2018. Para tanto, lançarei mão de registros pedagógicos realizados à época, a fim de resgatar cenas de um ambiente escolar pulsante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.