Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO ÁLBUM DE FIGURINHAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE CADEIA ALIMENTAR NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100938
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8554
    "inscrito_id" => 10280
    "titulo" => "O USO DO ÁLBUM DE FIGURINHAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE CADEIA ALIMENTAR NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Atualmente, o ensino de Ecologia é essencial, para que haja o respeito à natureza, já que esta área da ciência leva os indivíduos a perceberem a distribuição dos seres vivos no planeta, as interações entre si e com os seus hábitats, pois, sobretudo no Brasil, desdobramentos como queimadas e desmatamentos estão sendo frequentes e acabam ocasionando desastres ou até mesmo crimes ambientais, desencadeando o desequilíbrio ecológico ao afetar, diretamente, as cadeias alimentares. Ademais, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) afirmam que muitas práticas pedagógicas, atualmente, são baseadas na mera transmissão de informações, na qual o professor utiliza, apenas, o livro didático, a lousa e o pincel. Este trabalho teve por objetivo elaborar um álbum de figurinhas sobre cadeia alimentar para a facilitação do processo de ensino-aprendizagem do tema em pauta. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o caso de 21 alunos de uma turma de 7° ano de uma escola pública de Manaus, no Amazonas. O estudo indicou que, apesar de alguns alunos ainda terem dificuldade em identificar quais animais eram consumidores secundário e terciário, os estudantes tiveram um bom desempenho no processo, o que leva a concluir que o álbum obteve êxito, em relação a sua função. Ainda, foi perguntado sobre a percepção dos alunos em relação à atividade aplicada, e as respostas foram positivas, porquanto, partindo do relato deles, eles puderam conhecer mais sobre o âmbito amazônico e a aula não foi “entediante” mas sim interessante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10280_TB8554_30102023201257.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA DE SOUZA ASSIS"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA"
    "autor_email" => "2022003595@ifam.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100938
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8554
    "inscrito_id" => 10280
    "titulo" => "O USO DO ÁLBUM DE FIGURINHAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE CADEIA ALIMENTAR NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Atualmente, o ensino de Ecologia é essencial, para que haja o respeito à natureza, já que esta área da ciência leva os indivíduos a perceberem a distribuição dos seres vivos no planeta, as interações entre si e com os seus hábitats, pois, sobretudo no Brasil, desdobramentos como queimadas e desmatamentos estão sendo frequentes e acabam ocasionando desastres ou até mesmo crimes ambientais, desencadeando o desequilíbrio ecológico ao afetar, diretamente, as cadeias alimentares. Ademais, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) afirmam que muitas práticas pedagógicas, atualmente, são baseadas na mera transmissão de informações, na qual o professor utiliza, apenas, o livro didático, a lousa e o pincel. Este trabalho teve por objetivo elaborar um álbum de figurinhas sobre cadeia alimentar para a facilitação do processo de ensino-aprendizagem do tema em pauta. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o caso de 21 alunos de uma turma de 7° ano de uma escola pública de Manaus, no Amazonas. O estudo indicou que, apesar de alguns alunos ainda terem dificuldade em identificar quais animais eram consumidores secundário e terciário, os estudantes tiveram um bom desempenho no processo, o que leva a concluir que o álbum obteve êxito, em relação a sua função. Ainda, foi perguntado sobre a percepção dos alunos em relação à atividade aplicada, e as respostas foram positivas, porquanto, partindo do relato deles, eles puderam conhecer mais sobre o âmbito amazônico e a aula não foi “entediante” mas sim interessante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10280_TB8554_30102023201257.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA DE SOUZA ASSIS"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA"
    "autor_email" => "2022003595@ifam.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Atualmente, o ensino de Ecologia é essencial, para que haja o respeito à natureza, já que esta área da ciência leva os indivíduos a perceberem a distribuição dos seres vivos no planeta, as interações entre si e com os seus hábitats, pois, sobretudo no Brasil, desdobramentos como queimadas e desmatamentos estão sendo frequentes e acabam ocasionando desastres ou até mesmo crimes ambientais, desencadeando o desequilíbrio ecológico ao afetar, diretamente, as cadeias alimentares. Ademais, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) afirmam que muitas práticas pedagógicas, atualmente, são baseadas na mera transmissão de informações, na qual o professor utiliza, apenas, o livro didático, a lousa e o pincel. Este trabalho teve por objetivo elaborar um álbum de figurinhas sobre cadeia alimentar para a facilitação do processo de ensino-aprendizagem do tema em pauta. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o caso de 21 alunos de uma turma de 7° ano de uma escola pública de Manaus, no Amazonas. O estudo indicou que, apesar de alguns alunos ainda terem dificuldade em identificar quais animais eram consumidores secundário e terciário, os estudantes tiveram um bom desempenho no processo, o que leva a concluir que o álbum obteve êxito, em relação a sua função. Ainda, foi perguntado sobre a percepção dos alunos em relação à atividade aplicada, e as respostas foram positivas, porquanto, partindo do relato deles, eles puderam conhecer mais sobre o âmbito amazônico e a aula não foi “entediante” mas sim interessante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.