O perfil dos egressos dos cursos de graduação de engenharia do país é guiado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) que, por sua vez, são atualizadas e adequadas conforme as necessidades do mundo do trabalho. Como proposta de inovação no campo de ensino considerado tradicional, a aprendizagem ativa tem sido apontada como um caminho inovador para aplicação no ensino superior. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é propor Sequências Didáticas (SD) utilizando Metodologias Ativas (MA) para o ensino da disciplina de tratamento de esgoto, do curso de graduação em Engenharia Civil. Os procedimentos metodológicos seguiram as seguintes fases: levantamento bibliográfico e documental; análise dos objetivos educacionais (OE) e ajuste à Taxonomia de Bloom revisada; compatibilização entre os OE e as estratégias metodológicas mais adequadas; definição do modelo de apresentação das SD; e, por fim, a e elaboração de onze SD utilizando problematização, quadros sinópticos, mapas conceituais, mapa mentais, aprendizagem baseada em problemas, instrução por pares, sala de aula invertida, aula de campo, seminários ativos e corrida intelectual gamificada. Restou demonstrada a versatilidade das metodologias para aplicar no ensino superior para a disciplina em estudo. Por fim, compreende-se que a busca do professor para trabalhar com a aprendizagem ativa requer estudo e embasamento pedagógico, dedicação profunda ao planejamento, observações contínuas na sala de aula, reflexão sobre sua atuação e, sobretudo, a decisão de fazer seu trabalho de forma diferente do contexto no qual está inserido.