Este trabalho tem como temática compreender a importância da Experimentação no Ensino de Química e seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa em artigos e trabalhos acadêmicos relacionados a temática com o objetivo de compreender a importância de aulas experimentais de Química por meio da ludicidade e contextualização e analisar quais as principais dificuldades encontradas para a realização dessas atividades. As aulas de Química são vistas muitas vezes como de difíceis compreensão ou até mesmo monótonas e as práticas têm ficado em segundo plano o que acarreta na desmotivação dos estudantes. Os resultados apontaram que o grande desinteresse dos alunos pelo estudo da química se deve, em geral, a falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. Assim como, percebe-se que os professores declaram falta de tempo para a realização das atividades experimentais, falta ou precariedade de materiais, falta de espaço adequado ou até mesmo escolas sem laboratórios, e também de falta de formação dos professores. As experiências despertam em geral um grande interesse nos alunos, além de propiciar uma situação de investigação. Esta pesquisa permite a disseminação de informações, bem como apresentar e discutir sobre a relevância das atividades experimentais como uma estratégia que pode auxiliar o processo de ensino aprendizagem de Química no ambiente escolar atual. Portanto, a experimentação no ensino é de fundamental importância para uma aprendizagem significativa, contextualização dos conteúdos, despertando um forte interesse entre os educandos, mostrando o papel da química no cotidiano e sendo uma das ferramentas fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem.