Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: IMPACTO DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98826
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5517
    "inscrito_id" => 20942
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: IMPACTO DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho tem como temática compreender a importância da Experimentação no Ensino de Química e seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa em artigos e trabalhos acadêmicos relacionados a temática com o objetivo de compreender a importância de aulas experimentais de Química por meio da ludicidade e contextualização e analisar quais as principais dificuldades encontradas para a realização dessas atividades. As aulas de Química são vistas muitas vezes como de difíceis compreensão ou até mesmo monótonas e as práticas têm ficado em segundo plano o que acarreta na desmotivação dos estudantes. Os resultados apontaram que o grande desinteresse dos alunos pelo estudo da química se deve, em geral, a falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. Assim como, percebe-se que os professores declaram falta de tempo para a realização das atividades experimentais, falta ou precariedade de materiais, falta de espaço adequado ou até mesmo escolas sem laboratórios, e também de falta de formação dos professores. As experiências despertam em geral um grande interesse nos alunos, além de propiciar uma situação de investigação. Esta pesquisa permite a disseminação de informações, bem como apresentar e discutir sobre a relevância das atividades experimentais como uma estratégia que pode auxiliar o processo de ensino aprendizagem de Química no ambiente escolar atual. Portanto, a experimentação no ensino é de fundamental importância para uma aprendizagem significativa, contextualização dos conteúdos, despertando um forte interesse entre os educandos, mostrando o papel da química no cotidiano e sendo uma das ferramentas fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20942_TB5517_04102023223202.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA ANCHIÊTA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA ANCHIÊT"
    "autor_email" => "anchietadaniela.da@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98826
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5517
    "inscrito_id" => 20942
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: IMPACTO DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho tem como temática compreender a importância da Experimentação no Ensino de Química e seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa em artigos e trabalhos acadêmicos relacionados a temática com o objetivo de compreender a importância de aulas experimentais de Química por meio da ludicidade e contextualização e analisar quais as principais dificuldades encontradas para a realização dessas atividades. As aulas de Química são vistas muitas vezes como de difíceis compreensão ou até mesmo monótonas e as práticas têm ficado em segundo plano o que acarreta na desmotivação dos estudantes. Os resultados apontaram que o grande desinteresse dos alunos pelo estudo da química se deve, em geral, a falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. Assim como, percebe-se que os professores declaram falta de tempo para a realização das atividades experimentais, falta ou precariedade de materiais, falta de espaço adequado ou até mesmo escolas sem laboratórios, e também de falta de formação dos professores. As experiências despertam em geral um grande interesse nos alunos, além de propiciar uma situação de investigação. Esta pesquisa permite a disseminação de informações, bem como apresentar e discutir sobre a relevância das atividades experimentais como uma estratégia que pode auxiliar o processo de ensino aprendizagem de Química no ambiente escolar atual. Portanto, a experimentação no ensino é de fundamental importância para uma aprendizagem significativa, contextualização dos conteúdos, despertando um forte interesse entre os educandos, mostrando o papel da química no cotidiano e sendo uma das ferramentas fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20942_TB5517_04102023223202.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA ANCHIÊTA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA ANCHIÊT"
    "autor_email" => "anchietadaniela.da@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como temática compreender a importância da Experimentação no Ensino de Química e seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa em artigos e trabalhos acadêmicos relacionados a temática com o objetivo de compreender a importância de aulas experimentais de Química por meio da ludicidade e contextualização e analisar quais as principais dificuldades encontradas para a realização dessas atividades. As aulas de Química são vistas muitas vezes como de difíceis compreensão ou até mesmo monótonas e as práticas têm ficado em segundo plano o que acarreta na desmotivação dos estudantes. Os resultados apontaram que o grande desinteresse dos alunos pelo estudo da química se deve, em geral, a falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. Assim como, percebe-se que os professores declaram falta de tempo para a realização das atividades experimentais, falta ou precariedade de materiais, falta de espaço adequado ou até mesmo escolas sem laboratórios, e também de falta de formação dos professores. As experiências despertam em geral um grande interesse nos alunos, além de propiciar uma situação de investigação. Esta pesquisa permite a disseminação de informações, bem como apresentar e discutir sobre a relevância das atividades experimentais como uma estratégia que pode auxiliar o processo de ensino aprendizagem de Química no ambiente escolar atual. Portanto, a experimentação no ensino é de fundamental importância para uma aprendizagem significativa, contextualização dos conteúdos, despertando um forte interesse entre os educandos, mostrando o papel da química no cotidiano e sendo uma das ferramentas fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.