Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados vivenciados no Projeto de Extensão Leramaz: temas e histórias de populações e territórios da Amazônia, que visou a promoção de ações que repercutam nas práticas pedagógicas de professores e alunos, incentivados por meio da escuta, da leitura e da escrita de temas pertinentes às populações e territórios da Amazônia para o desenvolvimento humano. Nesta etapa foi percebido como as narrativas e histórias orais dos sujeitos da Amazônia faz-se presente no imaginário e no cotidiano de pessoas e como estas podem contribuir para formação de leitores da educação básica. Diante dessa compreensão sobre a importância das narrativas orais, foi necessária a busca de histórias de populações amazônidas para valorizar a nossa literatura e dos nossos escritores. Desse modo, das produções encontradas, foram selecionadas duas escritoras da literatura infantojuvenil amazônica, Dona Onete: Coletânea de Contos, “A festa no Ver-ô-peso” (2022) e o livro de Fátima Teles “A cidade que veio das Águas” (2017), como recursos didáticos nas atividades durante o projeto de extensão. Este teve sua inserção em duas escolas da Rede estadual de ensino. O referencial teórico foi constituído a partir do embasamento em autores como Geraldi (1946), Silva (1986), Freire (1997), Bruner (1991), Benjamin (1994), Matos e Sorsy (2009). A metodologia baseou-se em uma abordagem qualitativa e utilizou pesquisas exploratória, bibliográfica e de campo. Os resultados alcançados, confirmam a importância que têm narrativas orais para a formação de leitores, uma vez que algumas palavras do vocabulário eram próximas e outras foram descobertas durante as oficinas. Outrossim, também foi possível constatar, o expressivo desconhecimento dos alunos da literatura infantojuvenil amazônica, seu próprio território. Diante do que foi vivenciado espera-se que estas, ações devam ser propostas de forma assídua no contexto educacional brasileiro e em nossa região.