NARRATIVAS E HISTÓRIAS ORAIS DOS SUJEITOS AMAZÔNICOS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101198 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8914 "inscrito_id" => 22240 "titulo" => "NARRATIVAS E HISTÓRIAS ORAIS DOS SUJEITOS AMAZÔNICOS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados vivenciados no Projeto de Extensão Leramaz: temas e histórias de populações e territórios da Amazônia, que visou a promoção de ações que repercutam nas práticas pedagógicas de professores e alunos, incentivados por meio da escuta, da leitura e da escrita de temas pertinentes às populações e territórios da Amazônia para o desenvolvimento humano. Nesta etapa foi percebido como as narrativas e histórias orais dos sujeitos da Amazônia faz-se presente no imaginário e no cotidiano de pessoas e como estas podem contribuir para formação de leitores da educação básica. Diante dessa compreensão sobre a importância das narrativas orais, foi necessária a busca de histórias de populações amazônidas para valorizar a nossa literatura e dos nossos escritores. Desse modo, das produções encontradas, foram selecionadas duas escritoras da literatura infantojuvenil amazônica, Dona Onete: Coletânea de Contos, “A festa no Ver-ô-peso” (2022) e o livro de Fátima Teles “A cidade que veio das Águas” (2017), como recursos didáticos nas atividades durante o projeto de extensão. Este teve sua inserção em duas escolas da Rede estadual de ensino. O referencial teórico foi constituído a partir do embasamento em autores como Geraldi (1946), Silva (1986), Freire (1997), Bruner (1991), Benjamin (1994), Matos e Sorsy (2009). A metodologia baseou-se em uma abordagem qualitativa e utilizou pesquisas exploratória, bibliográfica e de campo. Os resultados alcançados, confirmam a importância que têm narrativas orais para a formação de leitores, uma vez que algumas palavras do vocabulário eram próximas e outras foram descobertas durante as oficinas. Outrossim, também foi possível constatar, o expressivo desconhecimento dos alunos da literatura infantojuvenil amazônica, seu próprio território. Diante do que foi vivenciado espera-se que estas, ações devam ser propostas de forma assídua no contexto educacional brasileiro e em nossa região." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22240_TB8914_10122023151315.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO GONÇALVES MARTINS" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "gthiago23.leramaz.ufra@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101198 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8914 "inscrito_id" => 22240 "titulo" => "NARRATIVAS E HISTÓRIAS ORAIS DOS SUJEITOS AMAZÔNICOS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados vivenciados no Projeto de Extensão Leramaz: temas e histórias de populações e territórios da Amazônia, que visou a promoção de ações que repercutam nas práticas pedagógicas de professores e alunos, incentivados por meio da escuta, da leitura e da escrita de temas pertinentes às populações e territórios da Amazônia para o desenvolvimento humano. Nesta etapa foi percebido como as narrativas e histórias orais dos sujeitos da Amazônia faz-se presente no imaginário e no cotidiano de pessoas e como estas podem contribuir para formação de leitores da educação básica. Diante dessa compreensão sobre a importância das narrativas orais, foi necessária a busca de histórias de populações amazônidas para valorizar a nossa literatura e dos nossos escritores. Desse modo, das produções encontradas, foram selecionadas duas escritoras da literatura infantojuvenil amazônica, Dona Onete: Coletânea de Contos, “A festa no Ver-ô-peso” (2022) e o livro de Fátima Teles “A cidade que veio das Águas” (2017), como recursos didáticos nas atividades durante o projeto de extensão. Este teve sua inserção em duas escolas da Rede estadual de ensino. O referencial teórico foi constituído a partir do embasamento em autores como Geraldi (1946), Silva (1986), Freire (1997), Bruner (1991), Benjamin (1994), Matos e Sorsy (2009). A metodologia baseou-se em uma abordagem qualitativa e utilizou pesquisas exploratória, bibliográfica e de campo. Os resultados alcançados, confirmam a importância que têm narrativas orais para a formação de leitores, uma vez que algumas palavras do vocabulário eram próximas e outras foram descobertas durante as oficinas. Outrossim, também foi possível constatar, o expressivo desconhecimento dos alunos da literatura infantojuvenil amazônica, seu próprio território. Diante do que foi vivenciado espera-se que estas, ações devam ser propostas de forma assídua no contexto educacional brasileiro e em nossa região." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22240_TB8914_10122023151315.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO GONÇALVES MARTINS" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "gthiago23.leramaz.ufra@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }