Este artigo é um recorte da pesquisa intitulada Processos de inclusão digital no Programa Inova Educação das escolas estaduais de ensino médio integral do município de Sumaré – São Paulo, que teve por objetivo investigar como ocorrem os processos de inclusão digital nas práticas pedagógicas da inovação curricular Tecnologia do Programa Inova Educação. Neste contexto, se propõe a refletir sobre a formação dos professores em tecnologias da informação e comunicação (TIC), tema este que ocupa grande espaço na formulação de políticas públicas para a educação e inclusão digital nas escolas estaduais. Assim, foi realizado uma pesquisa documental objetivando investigar por meio de leis, decretos, documentos federais e estaduais a formação do professor em TIC no Programa Inova Educação da Secretaria de Educação de São Paulo-Seduc, bem como se há ou não processos de inclusão digital dos professores que atuam no Programa Inova. É notório a criação de políticas públicas e a inserção das TIC no currículo paulista e na criação de projetos e programas para uso das tecnologias em sala de aula, mas será que são suficientes para promover inclusão digital dos professores? Conclui-se que, investir e instrumentalizar as escolas sem se preocupar com a formação continuada e em serviço dos professores em TIC não promove inclusão digital e não desenvolve o pensamento crítico do professor e consequentemente do educando.