Artigo Anais XV EBRAPEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-8444

Desvendando Conhecimentos Matemáticos em uma Olaria da Região do Seridó-RN

"2011-11-06 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 988
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 21
    "inscrito_id" => 171
    "titulo" => "Desvendando Conhecimentos Matemáticos em uma Olaria da Região do Seridó-RN"
    "resumo" => "Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de dissertação em andamento que tem como objetivo desvendar conhecimentos matemáticos de certo grupo sociocultural: os oleiros. Essa pesquisa está sendo realizada na Olaria Peruana, localizada na Comunidade Povoado Currais Novos no Município de Jardim do Seridó-RN a 250 km da capital do Rio Grande do Norte. Para alcançarmos nosso objetivo estamos nos apoiando na pesquisa qualitativa em uma abordagem etnográfica, como também nas concepções d’ambrosianas de Etnomatemática. Em nossas primeiras visitas a essa comunidade identificamos conhecimentos matemáticos no manejo de algumas atividades laborais dos oleiros, como, por exemplo: no método de contagem das telhas no momento de carregar os caminhões, na compra de matérias primas e comercialização das telhas, no formato de telhas, nos fornos de queimar as telhas, nos galpões de armazenamento de telhas e na cubagem da argila no momento de compra da mesma."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "42cde3bc4d2b98521b543aaf9c33a954.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILBERTO CUNHA DE ARAÚJO JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "GILBERTO"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 988
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 21
    "inscrito_id" => 171
    "titulo" => "Desvendando Conhecimentos Matemáticos em uma Olaria da Região do Seridó-RN"
    "resumo" => "Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de dissertação em andamento que tem como objetivo desvendar conhecimentos matemáticos de certo grupo sociocultural: os oleiros. Essa pesquisa está sendo realizada na Olaria Peruana, localizada na Comunidade Povoado Currais Novos no Município de Jardim do Seridó-RN a 250 km da capital do Rio Grande do Norte. Para alcançarmos nosso objetivo estamos nos apoiando na pesquisa qualitativa em uma abordagem etnográfica, como também nas concepções d’ambrosianas de Etnomatemática. Em nossas primeiras visitas a essa comunidade identificamos conhecimentos matemáticos no manejo de algumas atividades laborais dos oleiros, como, por exemplo: no método de contagem das telhas no momento de carregar os caminhões, na compra de matérias primas e comercialização das telhas, no formato de telhas, nos fornos de queimar as telhas, nos galpões de armazenamento de telhas e na cubagem da argila no momento de compra da mesma."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "42cde3bc4d2b98521b543aaf9c33a954.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILBERTO CUNHA DE ARAÚJO JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "GILBERTO"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de novembro de 2011

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de dissertação em andamento que tem como objetivo desvendar conhecimentos matemáticos de certo grupo sociocultural: os oleiros. Essa pesquisa está sendo realizada na Olaria Peruana, localizada na Comunidade Povoado Currais Novos no Município de Jardim do Seridó-RN a 250 km da capital do Rio Grande do Norte. Para alcançarmos nosso objetivo estamos nos apoiando na pesquisa qualitativa em uma abordagem etnográfica, como também nas concepções d’ambrosianas de Etnomatemática. Em nossas primeiras visitas a essa comunidade identificamos conhecimentos matemáticos no manejo de algumas atividades laborais dos oleiros, como, por exemplo: no método de contagem das telhas no momento de carregar os caminhões, na compra de matérias primas e comercialização das telhas, no formato de telhas, nos fornos de queimar as telhas, nos galpões de armazenamento de telhas e na cubagem da argila no momento de compra da mesma.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.