Este artigo é parte de uma pesquisa em desenvolvimento do programa de Pós – Graduação Strictu Sensu em Educação da UFMT e fruto de discussões ocorridas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GRUEPEM. Trata-se de uma investigação qualitativa cujo objetivo é investigar como os professores do ensino médio dos Centros de Educação de Jovens e Adultos, Cuiabá e Várzea Grande – MT compreendem as contribuições da Educação Matemática na Construção da Cidadania; a partir de questionários e entrevistas aplicados a nove professores licenciados em matemática que atuam no ensino médio dos CEJA(s): Nª. Sª.de Brotas, Nª. Sª de Fátima e Nª. Sª das Graças. A pré-análise será realizada à luz de teóricos como: Freire (2008), Bicudo (2005), Fiorentini (1994), Ribeiro (2007), Ricaldes (2011) e outros os quais me ajudarão a perceber a diversidade e tendência de concepções dos docentes apresentadas nas categorias “Conservadora” e “Libertadora”.