O aprendizado de Biologia deve ser dinâmico, assim como é o processo de translocação de produtos da fotossíntese das folhas fontes para os órgãos dreno. Por que iniciar com essa analogia? Sabe-se que, nas plantas a sacarose flui para locais que demandam energia a fim de manter suas funções vitais. Sendo assim, é o movimento que favorece o sucesso do processo. Da mesma forma, é o movimento para o aprendizado que torna o aluno protagonista da construção do seu conhecimento e é função do professor mediar os caminhos que o aluno pode seguir. Para ensinar é necessário considerar que os currículos são importantes, porém está na didática a imprescindibilidade de um aprendizado dinâmico e realista. Dinâmico, pois precisa considerar o protagonismo do aluno. Realista, pois precisa permitir a ele apoiar sua busca pela aprendizagem na realidade em que encontra-se inserido. Nesse sentido, este trabalho visa apresentar como a construção do conhecimento, defendida por Piaget e Paulo Freire, possibilitou o aprendizado de Biologia. Para o aprendizado de Anatomia e Morfologia Vegetal, uma atividade prática proposta foi a de observar, desenhar e indicar as funções das estruturas de uma raiz tuberosa. Para o aprendizado de Fisiologia Vegetal, foi proposto o levantamento de informações acerca do tema “Defesa Vegetal e Metabólitos secundários” e a elaboração de um gibi a partir dos conhecimentos adquiridos. As atividades realizadas no âmbito de Anatomia e Morfologia Vegetal, permitiram a visualização de estruturas sem o auxílio de instrumentos sofisticados, além de transformar as residências dos licenciandos em laboratórios para a construção do conhecimento. O gibi permitiu a apresentação dos conhecimentos de forma simples, divertida e significativa. Pode-se afirmar que a construção do aprender Biologia foi estabelecida por meio da relação entre teoria e prática pelo aluno protagonista e o professor mediador.