Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DO APRENDER BIOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADE DE SUCESSO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98765
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5425
    "inscrito_id" => 18781
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO APRENDER BIOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADE DE SUCESSO"
    "resumo" => "O aprendizado de Biologia deve ser dinâmico, assim como é o processo de translocação de produtos da fotossíntese das folhas fontes para os órgãos dreno. Por que iniciar com essa analogia? Sabe-se que, nas plantas a sacarose flui para locais que demandam energia a fim de manter suas funções vitais. Sendo assim, é o movimento que favorece o sucesso do processo. Da mesma forma, é o movimento para o aprendizado que torna o aluno protagonista da construção do seu conhecimento e é função do professor mediar os caminhos que o aluno pode seguir. Para ensinar é necessário considerar que os currículos são importantes, porém está na didática a imprescindibilidade de um aprendizado dinâmico e realista. Dinâmico, pois precisa considerar o protagonismo do aluno. Realista, pois precisa permitir a ele apoiar sua busca pela aprendizagem na realidade em que encontra-se inserido. Nesse sentido, este trabalho visa apresentar como a construção do conhecimento, defendida por Piaget e Paulo Freire, possibilitou o aprendizado de Biologia. Para o aprendizado de Anatomia e Morfologia Vegetal, uma atividade prática proposta foi a de observar, desenhar e indicar as funções das estruturas de uma raiz tuberosa. Para o aprendizado de Fisiologia Vegetal, foi proposto o levantamento de informações acerca do tema “Defesa Vegetal e Metabólitos secundários” e a elaboração de um gibi a partir dos conhecimentos adquiridos. As atividades realizadas no âmbito de Anatomia e Morfologia Vegetal, permitiram a visualização de estruturas sem o auxílio de instrumentos sofisticados, além de transformar as residências dos licenciandos em laboratórios para a construção do conhecimento. O gibi permitiu a apresentação dos conhecimentos de forma simples, divertida e significativa. Pode-se afirmar que a construção do aprender Biologia foi estabelecida por meio da relação entre teoria e prática pelo aluno protagonista e o professor mediador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18781_TB5425_20062023091341.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA CAROLINA FERREIRA GALVÃO DE HOLANDA"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA"
    "autor_email" => "roberta.biologaunir@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98765
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5425
    "inscrito_id" => 18781
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO APRENDER BIOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADE DE SUCESSO"
    "resumo" => "O aprendizado de Biologia deve ser dinâmico, assim como é o processo de translocação de produtos da fotossíntese das folhas fontes para os órgãos dreno. Por que iniciar com essa analogia? Sabe-se que, nas plantas a sacarose flui para locais que demandam energia a fim de manter suas funções vitais. Sendo assim, é o movimento que favorece o sucesso do processo. Da mesma forma, é o movimento para o aprendizado que torna o aluno protagonista da construção do seu conhecimento e é função do professor mediar os caminhos que o aluno pode seguir. Para ensinar é necessário considerar que os currículos são importantes, porém está na didática a imprescindibilidade de um aprendizado dinâmico e realista. Dinâmico, pois precisa considerar o protagonismo do aluno. Realista, pois precisa permitir a ele apoiar sua busca pela aprendizagem na realidade em que encontra-se inserido. Nesse sentido, este trabalho visa apresentar como a construção do conhecimento, defendida por Piaget e Paulo Freire, possibilitou o aprendizado de Biologia. Para o aprendizado de Anatomia e Morfologia Vegetal, uma atividade prática proposta foi a de observar, desenhar e indicar as funções das estruturas de uma raiz tuberosa. Para o aprendizado de Fisiologia Vegetal, foi proposto o levantamento de informações acerca do tema “Defesa Vegetal e Metabólitos secundários” e a elaboração de um gibi a partir dos conhecimentos adquiridos. As atividades realizadas no âmbito de Anatomia e Morfologia Vegetal, permitiram a visualização de estruturas sem o auxílio de instrumentos sofisticados, além de transformar as residências dos licenciandos em laboratórios para a construção do conhecimento. O gibi permitiu a apresentação dos conhecimentos de forma simples, divertida e significativa. Pode-se afirmar que a construção do aprender Biologia foi estabelecida por meio da relação entre teoria e prática pelo aluno protagonista e o professor mediador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18781_TB5425_20062023091341.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA CAROLINA FERREIRA GALVÃO DE HOLANDA"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA"
    "autor_email" => "roberta.biologaunir@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O aprendizado de Biologia deve ser dinâmico, assim como é o processo de translocação de produtos da fotossíntese das folhas fontes para os órgãos dreno. Por que iniciar com essa analogia? Sabe-se que, nas plantas a sacarose flui para locais que demandam energia a fim de manter suas funções vitais. Sendo assim, é o movimento que favorece o sucesso do processo. Da mesma forma, é o movimento para o aprendizado que torna o aluno protagonista da construção do seu conhecimento e é função do professor mediar os caminhos que o aluno pode seguir. Para ensinar é necessário considerar que os currículos são importantes, porém está na didática a imprescindibilidade de um aprendizado dinâmico e realista. Dinâmico, pois precisa considerar o protagonismo do aluno. Realista, pois precisa permitir a ele apoiar sua busca pela aprendizagem na realidade em que encontra-se inserido. Nesse sentido, este trabalho visa apresentar como a construção do conhecimento, defendida por Piaget e Paulo Freire, possibilitou o aprendizado de Biologia. Para o aprendizado de Anatomia e Morfologia Vegetal, uma atividade prática proposta foi a de observar, desenhar e indicar as funções das estruturas de uma raiz tuberosa. Para o aprendizado de Fisiologia Vegetal, foi proposto o levantamento de informações acerca do tema “Defesa Vegetal e Metabólitos secundários” e a elaboração de um gibi a partir dos conhecimentos adquiridos. As atividades realizadas no âmbito de Anatomia e Morfologia Vegetal, permitiram a visualização de estruturas sem o auxílio de instrumentos sofisticados, além de transformar as residências dos licenciandos em laboratórios para a construção do conhecimento. O gibi permitiu a apresentação dos conhecimentos de forma simples, divertida e significativa. Pode-se afirmar que a construção do aprender Biologia foi estabelecida por meio da relação entre teoria e prática pelo aluno protagonista e o professor mediador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.