O Programa de Residência Pedagógica (PRP) tem como finalidade fortalecer a formação de professores, possibilitando a criação de pontes entre o ensino superior e a educação básica e aproximando os licenciandos da realidade das salas de aula da rede pública de ensino. Atualmente, o PRP tem vigência de dezoito meses, organizados em três módulos de seis meses, os quais devem permear momentos de ambientação, observação, elaboração de Plano de Trabalho e regências. Dentre essas atividades, abordaremos nessa pesquisa as observações, uma vez que essas são essenciais na formação de professores, pois possibilitam reflexões sobre as teorias e metodologias de ensino empregadas, vivências da sala de aula, momentos de socialização e troca de experiências. Nesse cenário, objetivamos com esse trabalho relatar as experiências vivenciadas pelas(os) residentes durante as observações das aulas de química, realizadas no período de 13/02 a 02/03 de 2023, em 20 turmas das três séries do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Areia – PB. Abordaremos as observações de dois fatores que podem influenciar diretamente a aprendizagem dos estudantes: (I) caracterização da escola e (II) prática docente dos preceptores. De acordo com as observações realizadas, foi possível perceber que a escola não possui os itens de infraestrutura previstos em lei, no Plano Nacional de Educação (PNE), uma vez que não existem laboratórios de ciências, acesso à internet e acessibilidade às pessoas com deficiência. Durante as aulas, os preceptores utilizaram metodologia tradicional, apenas com o livro compartilhado na tela da TV e utilização do quadro branco. Na maioria das aulas, os estudantes demonstravam desinteresse no conteúdo e vários utilizavam o celular ou conversavam. Tais observações contribuíram para a nossa formação profissional, uma vez que pudemos refletir sobre as nossas práticas pedagógicas e buscarmos metodologias e recursos didáticos que despertem o interesse dos estudantes pelos conteúdos químicos.