Ensinar os conceitos físicos para os estudantes da educação básica sempre se mostra como algo difícil e desafiador seja pela falta de habilidades básicas em Português e Matemática ou pela incompreensão dos estudantes sobre a relação entre o que estudado em sala e o seu cotidiano, esta falta de compreensão muitas vezes dificulta a participação nas atividades. Observando estes desafios propomos a construção de uma proposta didática para o público da 2ª série do ensino médio baseada na atividade experimental investigativa sobre a temática: o que explica o surgimento do arco íris? Nossa proposta utiliza o laboratório virtual da plataforma Phet colorado e comparando com um experimento físico seguimos a metodologia proposta por Araújo e Abib (2003) onde os estudantes são estimulados a interpretar este problema e apresentar possíveis soluções para o mesmo, nesta metodologia o professor se apresenta como um facilitador ao apresentar as diferenças entre o experimento virtual e experimento real. Entendemos que a Experimentação Investigativa estimula a criatividade dos estudantes frente a problemas reais, o que por sua vez possibilita a busca por soluções baseados se valendo dos conceitos físicos estudados em sala, tornando o estudante como sujeito ativo no processo de construção da sua própria aprendizagem. Compreendemos ainda que ao refletir sobre este problema real do funcionamento do arco íris, os estudantes ficaram mais engajados na discussão e reflexão destes conceitos o que irá facilitar a compreensão sobre o tema.