Na sociedade contemporânea, a leitura desempenha um papel crucial para a formação dos sujeitos. Portanto, a alfabetização e o letramento exercem forte influência no processo de socialização dos indivíduos, além de contribuir para o desenvolvimento de senso crítico, crescimento pessoal, cultural, informacional e sentimento de pertencimento. Isso implica que, desde a escola básica, os estudantes devem receber estímulos e devem ser iniciados no mundo literário, tendo esse incentivo continuidade até os anos finais de sua formação. Este trabalho tem por objetivo avaliar o desenvolvimento dos alunos dos primeiros e quartos anos do ensino médio integrado ao técnico, no que se refere às suas práticas de leitura, realizando uma analogia entre as turmas que estão iniciando na instituição, oriundas do ensino fundamental e primeira fase de introdução à leitura, e os alunos dos anos finais. Em relação a metodologia, aplicou-se um questionário para analisar o perfil de nossos jovens leitores, no que concerne ao gênero que mais leem, tipo de material escolhido e qual a importância da leitura em suas vidas. Como resultado, podemos pontuar que os alunos dos primeiros e quartos anos possuem índice elevado de leitura, com apenas uma ínfima porcentagem de diferença que confere aos alunos dos anos finais uma quantidade maior de leitores. Além disso, com os dados obtidos, é possível pontuar que esses jovens possuem acesso a uma grande diversidade de gêneros literários, e que, em amos os grupos, os discentes se utilizam da prática de leitura como ferramenta de relaxamento e informacional. Os resultados desta pesquisa mostram que, as instituições enquanto formadoras de indivíduos, têm desempenhado seu papel no que se relaciona ao ensino e estímulo à leitura, ressaltando a importância de trabalhos como este enquanto instrumento de conhecimento, no que refere-se a estudos sobre as práticas de leitura dos discentes.