A pesquisa possui como objetivo geral, analisar o papel das avaliações externas nas políticas educacionais alagoanas, sua relação e seus impactos nos mecanismos de bonificação por resultados, partindo da seguinte problemática: Qual o papel que as avaliações externas tem exercido nas políticas de bonificações por resultados implantadas no governo de Alagoas nos últimos anos?. A metodologia adotada nesta investigação é de cunho qualitativo, com pesquisa bibliográfica e documental. Contudo, observamos que as avaliações externas tem ganhado centralidade na qualificação das políticas educacionais implementadas no estado de Alagoas, nos últimos cinco anos, através de instrumentos legais e de indicadores educacionais, a exemplo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e do Índice Municipal de Qualidade Educacional de Alagoas (IQEAL). Tais políticas, tem estimulado a competitividade, o treinamento, a busca por eficiência e eficácia nos sistemas públicos de ensino, através do estabelecimento de escores que deverão ser alcançados por escolas e municípios a fim de obter melhores performances e angariar bonificações, a partir dos resultados positivos apresentados nas avaliações externas. Para isso, o governo de Alagoas, cria um arcabouço legal que normatiza e define critérios para as premiações e bonificações, tendo no cerne o IDEB, como mensurador e indicador da qualidade educacional alagoana.