Vivemos na chamada sociedade da informação, pois a informação tornou-se algo essencial, a humanidade nunca produziu e consumiu tanta informação como nos dias de hoje. Sites de notícias, bases de dados, portais, redes sociais, bibliotecas digitais, são muitos os caminhos para se encontrar a informação requerida para sua necessidade. Em 2020 quando a pandemia de covid-19 acometeu todo o mundo, o uso das tecnologias digitais na educação se tornou mais intenso e essencial. Como utilizar de forma apropriada todas essas ferramentas? Essa foi a pergunta base na prática de todos os professores desde então. O presente trabalho tem como objetivo refletir, a partir de uma revisão de literatura, sobre as questões que permeiam o letramento digital e informacional (LI) no âmbito educacional, principalmente relacionada a formação dos professores. Buscaremos compreender como o LI está inserida no contexto educacional, nos últimos 10 anos e como essa presença é encarada, principalmente após a experiência do ensino remoto emergencial da pandemia de covid-19. Esse estudo reúne a fundamentação teórica de duas áreas que se articulam quando discutimos o uso de ferramentas ligadas a manipulação de conteúdos, informações e conhecimentos, a Ciência da Informação, que explica e caracteriza todos os processos relacionados com a utilização da informação e a Educação que nos orientará quanto as práticas de aprendizagem, pesquisa e a formação do professor.