Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO DIGITAL, INFORMACIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE ANTES E DEPOIS DA PANDEMIA DE COVID-19: O QUE MUDOU E O QUE DIZEM AS PESQUISAS DA ÚLTIMA DÉCADA?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98717
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5365
    "inscrito_id" => 20772
    "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL, INFORMACIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE ANTES E DEPOIS DA PANDEMIA DE COVID-19: O QUE MUDOU E O QUE DIZEM AS PESQUISAS DA ÚLTIMA DÉCADA?"
    "resumo" => "Vivemos na chamada sociedade da informação, pois a informação tornou-se algo essencial, a humanidade nunca produziu e consumiu tanta informação como nos dias de hoje. Sites de notícias, bases de dados, portais, redes sociais, bibliotecas digitais, são muitos os caminhos para se encontrar a informação requerida para sua necessidade. Em 2020 quando a pandemia de covid-19 acometeu todo o mundo, o uso das tecnologias digitais na educação se tornou mais intenso e essencial. Como utilizar de forma apropriada todas essas ferramentas? Essa foi a pergunta base na prática de todos os professores desde então. O presente trabalho tem como objetivo refletir, a partir de uma revisão de literatura, sobre as questões que permeiam o letramento digital e informacional (LI) no âmbito educacional, principalmente relacionada a formação dos professores. Buscaremos compreender como o LI está inserida no contexto educacional, nos últimos 10 anos e como essa presença é encarada, principalmente após a experiência do ensino remoto emergencial da pandemia de covid-19. Esse estudo reúne a fundamentação teórica de duas áreas que se articulam quando discutimos o uso de ferramentas ligadas a manipulação de conteúdos, informações e conhecimentos, a Ciência da Informação, que explica e caracteriza todos os processos relacionados com a utilização da informação e a Educação que nos orientará quanto as práticas de aprendizagem, pesquisa e a formação do professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20772_TB5365_04102023181703.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE PASSOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Elaine Passos P"
    "autor_email" => "elainepp2013@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98717
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5365
    "inscrito_id" => 20772
    "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL, INFORMACIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE ANTES E DEPOIS DA PANDEMIA DE COVID-19: O QUE MUDOU E O QUE DIZEM AS PESQUISAS DA ÚLTIMA DÉCADA?"
    "resumo" => "Vivemos na chamada sociedade da informação, pois a informação tornou-se algo essencial, a humanidade nunca produziu e consumiu tanta informação como nos dias de hoje. Sites de notícias, bases de dados, portais, redes sociais, bibliotecas digitais, são muitos os caminhos para se encontrar a informação requerida para sua necessidade. Em 2020 quando a pandemia de covid-19 acometeu todo o mundo, o uso das tecnologias digitais na educação se tornou mais intenso e essencial. Como utilizar de forma apropriada todas essas ferramentas? Essa foi a pergunta base na prática de todos os professores desde então. O presente trabalho tem como objetivo refletir, a partir de uma revisão de literatura, sobre as questões que permeiam o letramento digital e informacional (LI) no âmbito educacional, principalmente relacionada a formação dos professores. Buscaremos compreender como o LI está inserida no contexto educacional, nos últimos 10 anos e como essa presença é encarada, principalmente após a experiência do ensino remoto emergencial da pandemia de covid-19. Esse estudo reúne a fundamentação teórica de duas áreas que se articulam quando discutimos o uso de ferramentas ligadas a manipulação de conteúdos, informações e conhecimentos, a Ciência da Informação, que explica e caracteriza todos os processos relacionados com a utilização da informação e a Educação que nos orientará quanto as práticas de aprendizagem, pesquisa e a formação do professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20772_TB5365_04102023181703.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE PASSOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Elaine Passos P"
    "autor_email" => "elainepp2013@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Vivemos na chamada sociedade da informação, pois a informação tornou-se algo essencial, a humanidade nunca produziu e consumiu tanta informação como nos dias de hoje. Sites de notícias, bases de dados, portais, redes sociais, bibliotecas digitais, são muitos os caminhos para se encontrar a informação requerida para sua necessidade. Em 2020 quando a pandemia de covid-19 acometeu todo o mundo, o uso das tecnologias digitais na educação se tornou mais intenso e essencial. Como utilizar de forma apropriada todas essas ferramentas? Essa foi a pergunta base na prática de todos os professores desde então. O presente trabalho tem como objetivo refletir, a partir de uma revisão de literatura, sobre as questões que permeiam o letramento digital e informacional (LI) no âmbito educacional, principalmente relacionada a formação dos professores. Buscaremos compreender como o LI está inserida no contexto educacional, nos últimos 10 anos e como essa presença é encarada, principalmente após a experiência do ensino remoto emergencial da pandemia de covid-19. Esse estudo reúne a fundamentação teórica de duas áreas que se articulam quando discutimos o uso de ferramentas ligadas a manipulação de conteúdos, informações e conhecimentos, a Ciência da Informação, que explica e caracteriza todos os processos relacionados com a utilização da informação e a Educação que nos orientará quanto as práticas de aprendizagem, pesquisa e a formação do professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.