Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FRACTAIS NA EDUCAÇÃO: PROMOVENDO A CURIOSIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100099
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7188
    "inscrito_id" => 11243
    "titulo" => "FRACTAIS NA EDUCAÇÃO: PROMOVENDO A CURIOSIDADE"
    "resumo" => "Este trabalho é direcionado aos fractais na educação, visando introduzir os conceitos e promover a curiosidade nos alunos através do estudo do tema e observação prática desse fenômeno, contribuindo para mostrar a existência de uma matemática útil em situações não convencionais, estendendo-se a outros campos da educação. O presente artigo está apoiado nos autores Euclides e Benoît Mandelbrot e nas teorias da aprendizagem, cujo objetivo é promover o estudo sobre a geometria fractal e algumas das suas aplicações. Essa é uma pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico, a qual tem como objetivo descobrir os motivos do abandono desse conteúdo em ambientes escolares e em documentos educacionais, como a BNCC que não mencionam a existência da geometria fractal no ensino de matemática. Além de estimular a curiosidade e pesquisa sobre o assunto, os fractais permitem desenvolver o espírito experimental, facilitando a compreensão da geometria de objetos não tradicionais, fornecendo um novo ponto de vista do mundo natural, e proporcionando a compreensão precisa das estruturas e padrões que nos envolvem. O tema em questão não é lecionado como conteúdo escolar, mesmo sendo possível evidenciar a aplicabilidade da matemática em outros campos, como na medicina. A geometria fractal é uma temática que está em constante avanço e que nos incita a explorar novas ideias e utilizá-las em diversos domínios do conhecimento. Com seu potencial e elegância, demonstram que a matemática pode ser mais do que uma mera coleção de figuras e equações, mas também pode servir como uma fonte de inspiração."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11243_TB7188_20062023222906.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSINALDO DOS SANTOS RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "JOSINALDO"
    "autor_email" => "josinaldo.santos@urca.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100099
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7188
    "inscrito_id" => 11243
    "titulo" => "FRACTAIS NA EDUCAÇÃO: PROMOVENDO A CURIOSIDADE"
    "resumo" => "Este trabalho é direcionado aos fractais na educação, visando introduzir os conceitos e promover a curiosidade nos alunos através do estudo do tema e observação prática desse fenômeno, contribuindo para mostrar a existência de uma matemática útil em situações não convencionais, estendendo-se a outros campos da educação. O presente artigo está apoiado nos autores Euclides e Benoît Mandelbrot e nas teorias da aprendizagem, cujo objetivo é promover o estudo sobre a geometria fractal e algumas das suas aplicações. Essa é uma pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico, a qual tem como objetivo descobrir os motivos do abandono desse conteúdo em ambientes escolares e em documentos educacionais, como a BNCC que não mencionam a existência da geometria fractal no ensino de matemática. Além de estimular a curiosidade e pesquisa sobre o assunto, os fractais permitem desenvolver o espírito experimental, facilitando a compreensão da geometria de objetos não tradicionais, fornecendo um novo ponto de vista do mundo natural, e proporcionando a compreensão precisa das estruturas e padrões que nos envolvem. O tema em questão não é lecionado como conteúdo escolar, mesmo sendo possível evidenciar a aplicabilidade da matemática em outros campos, como na medicina. A geometria fractal é uma temática que está em constante avanço e que nos incita a explorar novas ideias e utilizá-las em diversos domínios do conhecimento. Com seu potencial e elegância, demonstram que a matemática pode ser mais do que uma mera coleção de figuras e equações, mas também pode servir como uma fonte de inspiração."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11243_TB7188_20062023222906.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSINALDO DOS SANTOS RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "JOSINALDO"
    "autor_email" => "josinaldo.santos@urca.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho é direcionado aos fractais na educação, visando introduzir os conceitos e promover a curiosidade nos alunos através do estudo do tema e observação prática desse fenômeno, contribuindo para mostrar a existência de uma matemática útil em situações não convencionais, estendendo-se a outros campos da educação. O presente artigo está apoiado nos autores Euclides e Benoît Mandelbrot e nas teorias da aprendizagem, cujo objetivo é promover o estudo sobre a geometria fractal e algumas das suas aplicações. Essa é uma pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico, a qual tem como objetivo descobrir os motivos do abandono desse conteúdo em ambientes escolares e em documentos educacionais, como a BNCC que não mencionam a existência da geometria fractal no ensino de matemática. Além de estimular a curiosidade e pesquisa sobre o assunto, os fractais permitem desenvolver o espírito experimental, facilitando a compreensão da geometria de objetos não tradicionais, fornecendo um novo ponto de vista do mundo natural, e proporcionando a compreensão precisa das estruturas e padrões que nos envolvem. O tema em questão não é lecionado como conteúdo escolar, mesmo sendo possível evidenciar a aplicabilidade da matemática em outros campos, como na medicina. A geometria fractal é uma temática que está em constante avanço e que nos incita a explorar novas ideias e utilizá-las em diversos domínios do conhecimento. Com seu potencial e elegância, demonstram que a matemática pode ser mais do que uma mera coleção de figuras e equações, mas também pode servir como uma fonte de inspiração.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.