Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JORNALISMO CIENTÍFICO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98702
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5347
    "inscrito_id" => 20677
    "titulo" => "JORNALISMO CIENTÍFICO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "resumo" => "Como profissionais de comunicação pública, jornalistas que atuam em universidades e institutos federais têm como uma de suas missões o compartilhamento de conhecimentos científicos e tecnológicos, aproximando os pesquisadores da sociedade. Autores como Wilson Bueno, Fabíola de Oliveira, Cristiane Porto e Luiza Massarani apontam a importância da popularização da ciência para democratização do acesso a pesquisas realizadas em instituições de ensino. No entanto, a divulgação científica tem ocupado um papel secundário, quase inexistente, na maioria das universidades e dos institutos federais, conforme levantamento bibliográfico sobre o tema. Na contramão desse cenário, a Universidade Federal do Ceará (UFC) criou, em 2017, uma agência de notícias que funciona como um canal de divulgação da produção científica e tecnológica, voltado para a imprensa e a sociedade em geral. Neste artigo, analisamos como tem sido essa experiência de jornalismo científico a partir de pesquisa documental e de análise de conteúdo das notícias publicadas na agência, no período de janeiro a maio de 2023. Como principais resultados, apontamos que a linguagem utilizada é acessível para o público leigo, não especialista, com potencial de alcançar leitores não habituais de ciência. O uso de recursos multimídia (textos, fotos, vídeos e áudios) também pode facilitar o aproveitamento dos materiais de divulgação pela imprensa, ampliando o alcance das informações. Boas práticas de divulgação no ambiente digital como essa podem contribuir para o desenvolvimento da cultura da pesquisa científica e da inovação tecnológica em instituições de ensino, estimulando o envolvimento de professores e estudantes com pesquisas, contribuindo para uma formação integral dos sujeitos na educação superior."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID20677_TB5347_02102023134559.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TIAGO DE OLIVEIRA BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "TIAGO BRAGA"
    "autor_email" => "tiago.braga@ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98702
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5347
    "inscrito_id" => 20677
    "titulo" => "JORNALISMO CIENTÍFICO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "resumo" => "Como profissionais de comunicação pública, jornalistas que atuam em universidades e institutos federais têm como uma de suas missões o compartilhamento de conhecimentos científicos e tecnológicos, aproximando os pesquisadores da sociedade. Autores como Wilson Bueno, Fabíola de Oliveira, Cristiane Porto e Luiza Massarani apontam a importância da popularização da ciência para democratização do acesso a pesquisas realizadas em instituições de ensino. No entanto, a divulgação científica tem ocupado um papel secundário, quase inexistente, na maioria das universidades e dos institutos federais, conforme levantamento bibliográfico sobre o tema. Na contramão desse cenário, a Universidade Federal do Ceará (UFC) criou, em 2017, uma agência de notícias que funciona como um canal de divulgação da produção científica e tecnológica, voltado para a imprensa e a sociedade em geral. Neste artigo, analisamos como tem sido essa experiência de jornalismo científico a partir de pesquisa documental e de análise de conteúdo das notícias publicadas na agência, no período de janeiro a maio de 2023. Como principais resultados, apontamos que a linguagem utilizada é acessível para o público leigo, não especialista, com potencial de alcançar leitores não habituais de ciência. O uso de recursos multimídia (textos, fotos, vídeos e áudios) também pode facilitar o aproveitamento dos materiais de divulgação pela imprensa, ampliando o alcance das informações. Boas práticas de divulgação no ambiente digital como essa podem contribuir para o desenvolvimento da cultura da pesquisa científica e da inovação tecnológica em instituições de ensino, estimulando o envolvimento de professores e estudantes com pesquisas, contribuindo para uma formação integral dos sujeitos na educação superior."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID20677_TB5347_02102023134559.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TIAGO DE OLIVEIRA BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "TIAGO BRAGA"
    "autor_email" => "tiago.braga@ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Como profissionais de comunicação pública, jornalistas que atuam em universidades e institutos federais têm como uma de suas missões o compartilhamento de conhecimentos científicos e tecnológicos, aproximando os pesquisadores da sociedade. Autores como Wilson Bueno, Fabíola de Oliveira, Cristiane Porto e Luiza Massarani apontam a importância da popularização da ciência para democratização do acesso a pesquisas realizadas em instituições de ensino. No entanto, a divulgação científica tem ocupado um papel secundário, quase inexistente, na maioria das universidades e dos institutos federais, conforme levantamento bibliográfico sobre o tema. Na contramão desse cenário, a Universidade Federal do Ceará (UFC) criou, em 2017, uma agência de notícias que funciona como um canal de divulgação da produção científica e tecnológica, voltado para a imprensa e a sociedade em geral. Neste artigo, analisamos como tem sido essa experiência de jornalismo científico a partir de pesquisa documental e de análise de conteúdo das notícias publicadas na agência, no período de janeiro a maio de 2023. Como principais resultados, apontamos que a linguagem utilizada é acessível para o público leigo, não especialista, com potencial de alcançar leitores não habituais de ciência. O uso de recursos multimídia (textos, fotos, vídeos e áudios) também pode facilitar o aproveitamento dos materiais de divulgação pela imprensa, ampliando o alcance das informações. Boas práticas de divulgação no ambiente digital como essa podem contribuir para o desenvolvimento da cultura da pesquisa científica e da inovação tecnológica em instituições de ensino, estimulando o envolvimento de professores e estudantes com pesquisas, contribuindo para uma formação integral dos sujeitos na educação superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.