No contexto planetário atual, a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente nas atividades humanas, as interações sociais estão se tornando menos frequentes e mais superficiais. As pessoas estão cada vez mais imersas em conteúdos que não exigem muita reflexão para serem compreendidos. Como resultado, enfrentamos dificuldades crescentes em nosso desenvolvimento emocional. Reverter essa situação certamente não será fácil, entretanto é possível encontrar novos caminhos para que possamos florescer nossas emoções, promovendo o desenvolvimento pessoal e o crescimento emocional. Uma alternativa para contornar esse problema é a utilização da literatura brasileira, especialmente conteúdos de narrativa intimista, como um guia para o entendimento dos sentimentos e emoções. Destacando os benefícios de incentivar a leitura, sobretudo a de livros nacionais, e da abordagem que pode ser feita para despertar no aluno a capacidade de refletir sobre si e sobre os outros. O presente trabalho realizou um estudo a partir das observações feitas durante as aulas de Literatura brasileira da disciplina de língua portuguesa, e durante os debates literários feitos no Clube do Livro, ambos envolvendo alunos do terceiro ano do ensino médio. Alguns resultados observados foram desenvolvimento de um pensamento crítico mais aguçado, criatividade, autoconhecimento entre outras capacidades dos estudantes. As bases teóricas para este artigo foram a pedagogia da autonomia de Paulo Freire e o construtivismo de Piaget.