O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma ação de extensão realizada no período de 18 de novembro a 02 de dezembro de 2022, numa Escola de Educação Básica, da rede pública de ensino do Estado de Alagoas, situada no bairro do Tabuleiro dos Martins, Maceió - AL. A ação de extensão partiu da iniciativa de cinco alunos do curso de Licenciatura em Letras/Libras – FALE/UFAL, sob a orientação de um docente do referido curso, e teve como objetivo observar o nível de conhecimento de Libras dos estudantes surdos matriculados numa escola regular, de forma que fosse possível analisar as noções de visualidade e espacialidade atreladas à gramática da Libras. A referida ação de extensão foi realizada nos espaços disponibilizados pela escola, a saber: Sala de Recurso Multifuncional (SRMF) e no auditório da instituição de ensino. Participaram da ação de extensão os seguintes sujeitos: um docente do curso Letras-Libras (na condição de orientador), cinco discentes (também do curso Letras-Libras) e um discente surdo do sexto ano do ensino fundamental matriculado na escola onde ocorreu a ação de extensão. Este aluno tinha como apoio na escola os seguintes profissionais: intérprete de Libras e a profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Durante a realização da extensão foi constatado que o aluno apresentava um vocabulário insipiente em Língua Brasileira de Sinais, e em decorrência disso, a presença da intérprete não contribuía para o seu desenvolvimento escolar. Outro ponto considerado relevante, e que fora observado, foi o não conhecimento por parte da profissional do AEE sobre a Língua Brasileira de Sinais. Destarte, o projeto de extensão evidenciou que, para fins dos aspectos legais, o aluno surdo estava incluso na escola regular; contudo, os déficits encontrados naquela realidade evidenciaram que a participação do estudante se resumia a frequentar o ambiente escolar.