A Energia é um tema abrangente, complexo, multifacetado e com um importante potencial didático-pedagógico nas diferentes áreas das Ciências Naturais. Somado a isso, é um conceito amplamente difundido nas mídias e no cotidiano, podendo estar atrelado a noções científicas ou não. No âmbito educacional, trata-se de um conceito fundamental em componentes curriculares como Física, Biologia e Química, revelando uma rica construção histórica e permeada de múltiplas concepções alternativas. Nesse sentido, é importante questionar como esse potencial didático e interdisciplinar se faz presente (ou não) nos livros didáticos. Esse questionamento ganha maior relevância quando se observa que, muitas vezes, trata-se do único material instrucional que ampara a prática docente no contexto da Educação Básica no Brasil. Assim, esse trabalho objetiva fornecer subsídios para discussões sobre o conceito de Energia nos Livros Didáticos da área das Ciências da Natureza. Para isso, realizou-se uma revisão qualitativa e quantitativa em obras de Física, Química e Biologia aprovadas na última versão do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) com obras ainda caracterizadas por disciplinas, triênio 2018-2020. Dentre os principais resultados obtidos, destaca-se: o baixo índice da utilização do termo Energia vinculado a noções estritamente científicas como conservação, transformação e degradação; bem como a ausência da conceituação de Energia em todos os livros didáticos de Biologia analisados, apesar do uso indiscriminado do termo. Espera-se que este trabalho de revisão possa subsidiar processos de reformulação de obras didáticas e explorar o conceito de Energia, principalmente quando as disciplinas passam a ser condensadas por área de conhecimento e em obras autocontidas.