O trabalho tem como objetivo destacar o maracatu de baque solto presente no município de Nazaré da Mata localizado na Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco como um mecanismo pedagógico para efetivação do ensino de geografia a partir da discussão sobre o em sala de aula. O município supracitado é considerado a capital estadual do maracatu rural, é perceptível que a partir deste pode ser trabalhado os processos históricos, econômicos e étnico-raciais, para a realização da pesquisa foi necessário entrevistas com questionários semiestruturados tendo como participantes, professores, estudantes, brincantes do maracatu e o personagens diversos do brinquedo, como também visitas a grupos de maracatus com intuito de destacar a valorização da cultura nos espaços educacionais. Faz-se necessário ações voltadas para a formação continuada dos professores para que possam intensificar práticas que valorizem a cultura afro-brasileira num município em que o maracatu faz parte da vida de muitas famílias e não é abordado como deveria. Uma cultura tão rica que pode contribuir para a formação de sujeitos conscientes de sua identidade cultural, étnica e racial. Portanto, a dança e todo contexto histórico, geográfico e artístico que envolve o maracatu rural pode ser uma prática pedagógica abordada em sala de aula. Por fim, o maracatu rural é considerado um patrimônio histórico, desse modo deve ser enaltecido e divulgado em todos os espaços, uma vez que através do mesmo pode despertar o senso crítico, reflexivo e étnico de todos e todas de uma sociedade.