O presente trabalho, apresenta um estudo sobre a implementação do Projeto Monitoria Geográfica em uma escola pública do Ensino Fundamental em Juazeirinho-PB. O objetivo do projeto foi investigar como a monitoria geográfica pode ser uma importante ferramenta, eficaz de promover a aprendizagem significativa dos alunos. O projeto foi realizado nas turmas de oitavo ano durante um semestre do ano letivo, tendo como metodologia aplicada as reuniões de fluxos semanais para planejamento, aplicação de questionários para avaliar o desempenho dos monitores e a relevância da experiência desenvolvida. Os resultados indicaram que a monitoria geográfica foi eficaz em promover a participação ativa dos alunos na aprendizagem, bem como em melhorar o desempenho estudantil, especialmente em relação as habilidades de leitura e interpretação de mapas e analise de elementos geográficos, na desenvoltura de atitudes e posturas protagonistas em busca da otimização de seus resultados. Por meio da análise de exemplos práticos e discussão teórica, este trabalho busca demonstrar a relevância de experiências como estas para o sucesso do ensino de geografia em escolas públicas, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação e para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade. Dessa maneira, enfatiza que a monitoria geográfica pode ser uma estratégia promissora para melhorar a qualidade do ensino em escolas públicas e possibilitar os alunos a desenvolver habilidades importantes para a vida.