A presente pesquisa traz alguns apontamentos sobre os meios de integração que foram disponibilizados para estudantes com alguma deficiência, afim de que os mesmos estudem atualmente em escolas de ensino regular. Para isso, foi realizado um apanhado sócio-histórico de modo conciso, onde buscamos os principais entraves sociais enfrentados para que as Pessoas Com Deficiência (PCD) alcançassem o direito ao ensino nas escolas regulares brasileiras. Com isso, objetivamos enfatizar a importância da inclusão social dentro do ambiente escolar sobretudo nas escolas regulares, haja vista que este pode ser considerado um fator primordial para que as PCD sejam acolhidas efetivamente diante do processo de ensino/aprendizagem. De modo específico, buscamos analisar as produções que tratam sobre o trabalho do professor de Educação Física nas práticas de inclusão em sala de aula. A metodologia usada para o desenvolvimento deste trabalho é de caráter bibliográfico e qualitativo, onde foram extraídas publicações das plataformas Scielo e ResearchGate. Através das análises, foi observado que existem múltiplos desafios relacionados à implementação efetiva da inclusão diante do processo de ensino e aprendizado nas escolas regulares, uma vez que o trabalho para as PCD requer transformações que devem acontecer progressivamente, seja através do uso de metodologias adaptadas pelos professores, ou até mesmo com a promoção de atitudes positivas por parte de toda a equipe que compõe o corpo escolar.