Esse trabalho pretende discutir a importância da formação continuada para professores e mediadores escolares cujas práticas estão articuladas na Educação Especial e Inclusiva; de modo a compreender o real quadro de deficiência do/a aluno/ a em situação de inclusão, como também no planejamento de procedimentos , recursos a serem aplicados nas intervenções e na prática pedagógica junto a esses alunos/as. Nas estratégias pedagógicas, os materiais adaptados e de Tecnologia Assistiva, são recursos valiosos com o propósito de quebrar as barreiras e de promover a efetiva aprendizagem dos discentes amparados pela Educação Especial e Inclusiva. Possibilitando desta forma uma aprendizagem ativa por parte dos respectivos discentes. Nesse sentido, definiremos os alunos/as em situação de inclusão amparados pelos dispositivos legais, o Atendimento Educacional Especializado, e a importância da formação continuada de professores e mediadores escolares para a confecção de recursos pedagógicos para os alunos/as em questão. A metodologia utilizada é o estudo de caso, tendo-se como base a realização da Capacitação realizada com a equipe docente que atua no segmento da Educação Infantil, e no Ensino Fundamental I e os dados coletados foram analisados sob uma abordagem quali-quantitativa. Neste trabalho utilizamos métodos quantitativos e qualitativos (YIN, 2015). O resultado do trabalho descreve os objetivos alcançados mediante a formação continuada proposta na escola. A investigação abrange a área de estudo da Educação Especial e Inclusiva, e o Atendimento Educacional Especializado, Formação Continuada e elaboração de materiais adaptados e de Tecnologia Assistiva.