Os jogos virtuais podem ser ferramentas valiosas para a aprendizagem significativa, visto que estabelecem uma comunicação com o estudante que lhe é familiar, atrativa e dinâmica. Entretanto, os jogos por si só, não terão resultados efetivos se não houver uma sequência de ações e atividades didáticas planejadas com objetivos de aprendizagem claros e estabelecidos. O objetivo deste trabalho é apresentar o jogo virtual “Guardiões da Água”, como foi elaborado e o contexto didático em que foi inserido. O jogo foi elaborado e produzido por estudantes do PIBID e inserido em uma sequência didática investigativa sobre a contaminação das águas, desenvolvida com estudantes do 6º ano de uma escola estadual em Petrolina, PE. O jogo foi desenvolvido utilizando o programa “PowerPoint” do Microsoft Office, programa bastante utilizado e de fácil manuseio para docentes e estudantes. O jogo foi utilizado no final da sequência didática, principalmente como uma ferramenta de avaliação de conhecimentos e do trabalho em equipes. Os estudantes interagiram de maneira efetiva com a proposta didática, puderam avaliar seus conhecimentos em situações simuladas da realidade. Também por ser uma estratégia lúdica e por utilizar tecnologias digitais estimulou a maior participação dos estudantes, incluindo os mais tímidos. Acreditamos que os jogos virtuais podem ser ferramentas eficazes para avaliação da aprendizagem, para estabelecer trocas e interações entre os estudantes, para favorecer o trabalho em equipe, estimular criatividade e raciocínio crítico a respeito dos impactos das atividades humanas. Também pode ser uma ferramenta eficaz para estudantes que tenham Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Dislexia.