Aulas de campo na área de Botânica possibilitam o desenvolvimento da atenção e entusiasmo dos alunos, além de proporcionarem a visualização da diversidade de plantas, permitindo o desenvolvimento do aluno e da atenção em relação a diversidade vegetal. A Caatinga é um importante bioma brasileiro localizado na Região Nordeste do país e conta com grande biodiversidade de espécies vegetais. No entanto, a Caatinga encontra-se em intenso processo de degradação, e a falta de conhecimento sobre o Bioma ainda é um problema que persiste. Diante desse contexto, a presente pesquisa teve o objetivo de realizar uma aula de campo a partir da aplicação de métodos de florística e fitossociologia na disciplina de Gestão Ambiental do 2º ano do Ensino Médio Integrado do curso técnico em Meio Ambiente do IFPB, campus Princesa Isabel. A aula de campo ocorreu em um fragmento florestal dentro do próprio campus, onde foi delineada uma parcela de 10m x 10m para coleta de material vegetativo. Os alunos foram divididos em 5 equipes, cada uma com 5 membros e tiveram a incumbência de: a) coletar as espécies que estivessem com material reprodutivo (flor/fruto) e com CAP ≥ 3 cm, b) fazer registro fotográficos das espécies coletadas, c) medir altura e circunferência, d) confeccionar exsicata em laboratório. Foram coletados 5 espécimes por equipe, totalizando 25 espécimes e 5 espécies, uma vez que houve espécies repetidas. A jurema-preta foi a espécie com maior número de indivíduos. Além dela, foram coletadas: marmeleiro, barriguda, jurema-branca e angico. Verificou-se que os alunos ficaram bastante interessados na aula de campo e foram bastante participativos desde o fragmento florestal até o laboratório. Desse modo, observou-se a relevância de aulas de campo como estratégia para o estimular o processo de ensino aprendizagem.