Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULA DE CAMPO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS FITOSSOCIOLÓGICOS NA CAATINGA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99853
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6853
    "inscrito_id" => 15444
    "titulo" => "AULA DE CAMPO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS FITOSSOCIOLÓGICOS NA CAATINGA"
    "resumo" => "Aulas de campo na área de Botânica possibilitam o desenvolvimento da atenção e entusiasmo dos alunos, além de proporcionarem a visualização da diversidade de plantas, permitindo o desenvolvimento do aluno e da atenção em relação a diversidade vegetal. A Caatinga é um importante bioma brasileiro localizado na Região Nordeste do país e conta com grande biodiversidade de espécies vegetais. No entanto, a Caatinga encontra-se em intenso processo de degradação, e a falta de conhecimento sobre o Bioma ainda é um problema que persiste. Diante desse contexto, a presente pesquisa teve o objetivo de realizar uma aula de campo a partir da aplicação de métodos de florística e fitossociologia na disciplina de Gestão Ambiental do 2º ano do Ensino Médio Integrado do curso técnico em Meio Ambiente do IFPB, campus Princesa Isabel. A aula de campo ocorreu em um fragmento florestal dentro do próprio campus, onde foi delineada uma parcela de 10m x 10m para coleta de material vegetativo. Os alunos foram divididos em 5 equipes, cada uma com 5 membros e tiveram a incumbência de: a) coletar as espécies que estivessem com material reprodutivo (flor/fruto) e com CAP ≥ 3 cm, b) fazer registro fotográficos das espécies coletadas, c) medir altura e circunferência, d) confeccionar exsicata em laboratório. Foram coletados 5 espécimes por equipe, totalizando 25 espécimes e 5 espécies, uma vez que houve espécies repetidas. A jurema-preta foi a espécie com maior número de indivíduos. Além dela, foram coletadas: marmeleiro, barriguda, jurema-branca e angico. Verificou-se que os alunos ficaram bastante interessados na aula de campo e foram bastante participativos desde o fragmento florestal até o laboratório. Desse modo, observou-se a relevância de aulas de campo como estratégia para o estimular o processo de ensino aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582eea023454_20122023103944.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2023-12-20 10:39:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO JOSÉ SOUSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "bruno.jose@academico.ifpb"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99853
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6853
    "inscrito_id" => 15444
    "titulo" => "AULA DE CAMPO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS FITOSSOCIOLÓGICOS NA CAATINGA"
    "resumo" => "Aulas de campo na área de Botânica possibilitam o desenvolvimento da atenção e entusiasmo dos alunos, além de proporcionarem a visualização da diversidade de plantas, permitindo o desenvolvimento do aluno e da atenção em relação a diversidade vegetal. A Caatinga é um importante bioma brasileiro localizado na Região Nordeste do país e conta com grande biodiversidade de espécies vegetais. No entanto, a Caatinga encontra-se em intenso processo de degradação, e a falta de conhecimento sobre o Bioma ainda é um problema que persiste. Diante desse contexto, a presente pesquisa teve o objetivo de realizar uma aula de campo a partir da aplicação de métodos de florística e fitossociologia na disciplina de Gestão Ambiental do 2º ano do Ensino Médio Integrado do curso técnico em Meio Ambiente do IFPB, campus Princesa Isabel. A aula de campo ocorreu em um fragmento florestal dentro do próprio campus, onde foi delineada uma parcela de 10m x 10m para coleta de material vegetativo. Os alunos foram divididos em 5 equipes, cada uma com 5 membros e tiveram a incumbência de: a) coletar as espécies que estivessem com material reprodutivo (flor/fruto) e com CAP ≥ 3 cm, b) fazer registro fotográficos das espécies coletadas, c) medir altura e circunferência, d) confeccionar exsicata em laboratório. Foram coletados 5 espécimes por equipe, totalizando 25 espécimes e 5 espécies, uma vez que houve espécies repetidas. A jurema-preta foi a espécie com maior número de indivíduos. Além dela, foram coletadas: marmeleiro, barriguda, jurema-branca e angico. Verificou-se que os alunos ficaram bastante interessados na aula de campo e foram bastante participativos desde o fragmento florestal até o laboratório. Desse modo, observou-se a relevância de aulas de campo como estratégia para o estimular o processo de ensino aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582eea023454_20122023103944.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2023-12-20 10:39:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO JOSÉ SOUSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "bruno.jose@academico.ifpb"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Aulas de campo na área de Botânica possibilitam o desenvolvimento da atenção e entusiasmo dos alunos, além de proporcionarem a visualização da diversidade de plantas, permitindo o desenvolvimento do aluno e da atenção em relação a diversidade vegetal. A Caatinga é um importante bioma brasileiro localizado na Região Nordeste do país e conta com grande biodiversidade de espécies vegetais. No entanto, a Caatinga encontra-se em intenso processo de degradação, e a falta de conhecimento sobre o Bioma ainda é um problema que persiste. Diante desse contexto, a presente pesquisa teve o objetivo de realizar uma aula de campo a partir da aplicação de métodos de florística e fitossociologia na disciplina de Gestão Ambiental do 2º ano do Ensino Médio Integrado do curso técnico em Meio Ambiente do IFPB, campus Princesa Isabel. A aula de campo ocorreu em um fragmento florestal dentro do próprio campus, onde foi delineada uma parcela de 10m x 10m para coleta de material vegetativo. Os alunos foram divididos em 5 equipes, cada uma com 5 membros e tiveram a incumbência de: a) coletar as espécies que estivessem com material reprodutivo (flor/fruto) e com CAP ≥ 3 cm, b) fazer registro fotográficos das espécies coletadas, c) medir altura e circunferência, d) confeccionar exsicata em laboratório. Foram coletados 5 espécimes por equipe, totalizando 25 espécimes e 5 espécies, uma vez que houve espécies repetidas. A jurema-preta foi a espécie com maior número de indivíduos. Além dela, foram coletadas: marmeleiro, barriguda, jurema-branca e angico. Verificou-se que os alunos ficaram bastante interessados na aula de campo e foram bastante participativos desde o fragmento florestal até o laboratório. Desse modo, observou-se a relevância de aulas de campo como estratégia para o estimular o processo de ensino aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.