Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DO ESPAÇO NÃO FORMAL JARDIM BOTÂNICO PARA UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NAS ÁREAS DA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Através de um projeto de pesquisa e extensão, surgiu o interesse em atender docentes e estudantes do ensino médio. Desse modo, a fim de incentivar as visitações aos espaços não formais, foi percetível que, essas visitações não ocorriam com muita frequência, sendo assim, foi notório que muitos docentes possuíam um receio quanto às visitações, principalmente em se tratando de espaços não formais não institucionalizados e além disso a concepção inerente de que esses espaços não oferecem um ensino significativo, ou seja, são tratados como espaços de mero entretenimento e que incentivam apenas a vertente da ludicidade. Embora as realidades sejam totalmente diferentes, os estudantes tornam-se alvos das consequências da não visitação aos espaços não formais, pois deixam de ter o contato com um ensino significativo, em uma perspetiva interdisciplinar, que os auxiliaria para o desenvolvimento da concepção analítica, em que os muros da escola seriam ultrapassados e a divulgação científica seria favorecida. Vale destacar que, também houve uma ruptura no que se refere ao Jardim botânico, pois ainda existe uma mentalidade comum de que trataremos de eixos temáticos direcionados exclusivamente à ecologia e sustentabilidade, esse espaço pode fornecer informações enriquecedoras ao tratar se da matemática e dos outros pilares das ciências da natureza (química e física) não anulando a importância da biologia, principal temática tratada no espaço.

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