Acopiara é um município com a área territorial de 2.254,279km², possuindo uma população de aproximadamente 54.687 habitantes, conforme dados do IBGE (2010), onde, mais da metade dessa população (50,69%) reside na zona rural, dessa forma, uma parcela significativa de estudantes são provenientes dessa região, necessitando diretamente do transporte para se deslocar até a instituição de ensino. Partindo do pressuposto de que a disponibilidade e qualidade do transporte escolar rural desempenha um papel fundamental no processo de ensino–aprendizagem, buscou-se por meio deste artigo explorar as implicações que esse fenômeno acarreta na prática docente. Do ponto de vista metodológico a pesquisa se valeu das seguintes estratégias: 1) análise documental de textos oficiais e legais que dispõem sobre o direito do acesso ao transporte escolar rural; 2) Entrevistas junto aos docentes da rede estadual do município de Acopiara. Para Análise do material coletado foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Na literatura tomamos como referências bibliográficas os trabalhos de Lopes (2009), Martins (2010), Pergher (2014), Câmara (2008), et al. Como resultados desta pesquisa (em andamento) espera – se que sejam evidenciadas as relações entre o transporte escolar rural e o trabalho docente nos seguintes aspectos: I) os diferentes impactos no planejamento e avaliação das diversas disciplinas escolares; II) as estratégias que (os/as) docentes desenvolvem em funções dos desafios apresentados; III) como percebem/compreendem essa relação entre o transporte escolar e sua prática pedagógica.