O ensino de bioquímica é considerado um assunto abstrato, porém, quando colocado em prática, leva o estudante a uma melhor compreensão ao fazer associações com o seu cotidiano de forma significativa. Além disso, realizar atividades práticas de bioquímica é desafiador, pois nem todas as escolas possuem recursos, fazendo-se necessário o uso de práticas com instrumentos de fácil acesso e baixo custo. Sendo assim, o trabalho teve como o objetivo realizar atividades práticas, como instrumento avaliativo, para aulas de bioquímica no ensino médio, utilizando materiais de fácil aquisição. O trabalho foi realizado com estudantes do Ensino Médio/Técnico do Instituto Federal de Pernambuco – IFPE/Recife. As atividades foram realizadas no ensino remoto e presencial. No ensino remoto, os alunos realizaram as atividades práticas em suas residências e em seguida apresentaram em forma de seminário os resultados obtidos. No modo presencial, foi realizada uma prova prática no laboratório para avaliação dos conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas. Foi aplicada uma pesquisa elaborada no Google Forms para avaliação da eficácia das atividades atribuídas. No ensino presencial, após a avaliação prática, a maioria dos estudantes afirmaram que a realização da atividade prática melhorou o aprendizado sobre diferentes tópicos da bioquímica celular. No ensino remoto, 90% dos estudantes afirmaram que o conteúdo se tornou atrativo ou muito atrativo. As atividades práticas foram positivas no aprendizado de bioquímica, no ensino remoto e presencial, relacionando a teoria com o cotidiano dos estudantes e tornando o assunto bem mais atrativo.